O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou que a greve dos trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco, que seria deflagrada na próxima segunda-feira (19), fosse suspensa. A decisão aconteceu após a Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrar com uma ação para impedir a paralisação dos docentes. As informações são do Blog de Jamildo.
Os professores votaram a favor da greve durante assembleia geral virtual realizada nessa quinta-feira (15), com o intuito de impedir o retorno gradual das aulas presenciais no Estado, que começa na segunda. Na reunião dos docentes, primeiro eles decidiram se teria greve. Foram 627 votantes. Desse total, 90,3% aprovaram a paralisação e 5,7% preferiram que não houvesse greve. Outros 4,2% se abstiveram.
- Professores da rede estadual de Pernambuco discutem em assembleia retorno de aulas presenciais. Greve não está descartada
- Alunos do 1º ao 5º da rede municipal de Olinda ganharão internet para acompanhar aulas remotas
- UFPE tem a primeira pedagoga travesti formada na instituição
- Contrários às aulas presenciais, professores da rede estadual de Pernambuco entram em greve
- Sisu 2021: Confira as datas e os documentos necessários para se matricular nas instituições de ensino de Pernambuco
Em uma segunda votação, foi apreciado o modelo da paralisação: se suspensão total das atividades (presenciais e remotas) ou se parcial (apenas das aulas presenciais). Houve 355 votos pela greve só das aulas presenciais e 146 pela paralisação geral, além de 14 abstenções. Significa que os professores continuarão trabalhando, mas com aulas remotas.
À reportagem, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) informou ainda não ter sido notificado sobre a decisão judicial, e disse que irá reunir a categoria para decidir os próximos passos assim que recebê-la.
Veja a íntegra da decisão
CRONOGRAMA
Na semana seguinte, no dia 26 de abril, poderão voltar os estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio. Por último, no dia 3 de maio, a autorização é para os 6º e 7º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.