Hoje com 20 anos, José Victor Teles foi aprovado na graduação de medicina na Universidade Federal de Sergipe aos 14 anos. Seis anos depois, em 2021, o universitário se formou no curso e afirma não ter pressa para decidir a especialização, mas que pretende atuar na linha de frente contra a covid-19.
José Victor acredita ser um dos médicos mais novos do mundo. "Após buscas criteriosas, encontrei médicos no Brasil com 23 anos e com 22. Nos Estados Unidos encontrei um com 21 anos, na Universidade de Chicago. Não há nenhum caso registrado de medicina com 20 anos de idade", afirmou o jovem à TV Sergipe.
Ver essa foto no Instagram
O diploma conquistado pelo garoto foi antecipado por uma portaria aberta pelo governo federal que, em função da pandemia, adiantou a graduação dos estudantes do último período dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia.
"Momento ímpar para qualquer pai, qualquer família. Não encontro o que dizer", afirma o pai do garoto, José Mendonça Teles, emocionado com a formatura do filho.
Ver essa foto no Instagram
Na contramão da saída, a entrada de João Teles na universidade precisou ser conquistada na justiça, pois o garoto passou no vestibular sem ter concluído o ensino médio. Após um processo, o jovem conseguiu autorização para ingressar no curso.