Atenção, vestibulandos! Acaba nesta sexta-feira (3) o prazo para pagamento da taxa de inscrição das três etapas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). O valor de R$ 110 pode ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.
Vale ressaltar que a inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa. Segundo o presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins, os bancos demoram em média 7 dias úteis para confirmar o pagamento. O período de inscrições acabou na última terça-feira (31).
No SSA, candidatos concorrem a 50% das vagas de graduações. Neste formato de avaliação, o estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio. Mas só quando termina, no 3º ano, é que escolhe o curso e disputa uma das vagas.
- UPE anuncia cronograma do SSA e mudanças no sistema de cotas para egressos de escola pública
- Prorrogadas inscrições no SSA, vestibular seriado da UPE
- Recife passa a contar com um novo conceito de escola
- Alunos do ensino médio devem ficar atentos: inscrição no SSA da UPE, vestibular seriado, acaba nesta terça-feira (31)
Uma das novidades deste ano é que as provas do SSA 1, para os alunos do 1º ano, e do SSA 2, para os estudantes dos 2º anos, serão em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de dezembro, como acontece no Enem. Antes eram aplicadas em um domingo e uma segunda-feira.
O SSA 3, para os concluintes do ensino médio (estudantes do 3º ano), permanecerá em dois dias seguidos. As provas serão em 19 e 20 de dezembro.
VANTAGENS
A partir de agora 30% das vagas são para cotistas, ou seja, candidatos egressos de escolas públicas (quem estudou em escola pública do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio). Antes 20% das vagas iam para as cotas. Outra mudança foi a inclusão dos estudantes de escolas federais, que antes não podiam disputar pelo sistema de cotas.
Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.
Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano. No Sisu a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.
Embora possa ser feito por qualquer pessoa, o SSA exige a presença do candidato em Pernambuco, para realizar as provas, três vezes, o que acaba limitando a participação de concorrentes de fora. No Sisu, como basta ter feito o Enem, a concorrência é nacional, o que aumenta a procura pelas vagas.
PROGRAME-SE
Provas
SSA 1: 5 e 12 de dezembro, de manhã
SSA 2: 5 e 12 de dezembro, à tarde
SSA 3: 19 e 20 de dezembro, de manhã