Enem 2021

Enem 2021: prova é suspensa para 554 candidatos em Pernambuco

De acordo com informações do Inep, são 1.224 estudantes inscritos para fazer a prova em Escada

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo, Luisa Farias

Publicado em 21/11/2021 às 16:24 | Atualizado em 22/11/2021 às 15:07
Notícia
X

Atualizada às 22h43

Mais de 500 candidatos do município de Escada, na Zona da Mata de Pernambuco, não conseguiram fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 neste domingo (21) por conta da falta de energia que atingiu toda a cidade. As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) sobre a aplicação do Enem no Estado. 

Em Pernambuco, são 178.777 estudantes inscritos, sendo 176.680 para o Enem impresso e outros 2.097 o Enem digital. De acordo com informações do Inep, 1.224 deles fazem a prova em Escada.

O Enem em Escada está sendo realizado em quatro prédios. Em três deles, a aplicação da prova começou às 13h30, horário oficial, mas sem energia nas salas. O município já teve de suspender o Enem no ano de 2014 também por conta de falta de energia.

Já no prédio da Faculdade da Escada (Faesc), a prova foi suspensa para um total de 554 inscritos. A Cesgranrio, instituição responsável pela aplicação do Enem, consultou os estudantes, que optaram por não realizar mais a prova neste domingo (21). Eles farão as questões de ciências humanas, linguagens e a redação no dia 9 de janeiro de 2022, data da reaplicação do Enem. 

Segundo a Neoenergia Pernambuco, empresa responsável pelo fornecimento de energia no Estado, a interrupção do serviço em Escada começou às 13h12 e só voltou às 16h27. O motivo, segundo a companhia energética, foi uma queimada sob a linha de transmissão em uma área de mata.

"Faltou energia uns 15 minutos antes de começar a prova. Ficamos aguardando uma resposta dos fiscais por mais de 3h. Um candidato chegou a passar mal, vomitou. Estava muito calor pois as salas não tinham janela e o ar condicionado não funcionou sem energia", relatou a vestibulanda Isabel Rocha, 24 anos, fera de medicina.

"Fiquei muito desestabilizada pois não enxergo com o olho esquerdo e sentei no fundo da sala, ou seja, havia pouca claridade. Por volta das 16h30 comunicaram que nossa prova seria cancelada e que faríamos depois. Fiquei triste mas também aliviada pois não havia como fazer bem a provas nas condições que estávamos", afirmou Isabel.

Loreanne Araújo, 37, é de Itabuna, na Bahia. Escolheu fazer o Enem em Escada porque veio passar uma temporada na casa de familiares. Mas em dezembro voltará para sua cidade. "Espero não ser prejudicada e fazer as provas lá. Preferia ter feito logo", afirmou Loreanne.

 

Ocorrências

A PM informou que respondeu a quatro ocorrências de perturbação de sossego na Região Metropolitana do Recife (RMR) próximas a locais de aplicação do Enem. Elas foram registradas nos bairros de Águas Compridas e Vasco da Gama, no Recife, e nos municípios de Jaboatão e Camaragibe. 

Filipe Jordão/JC Imagem
Tenente-coronel Darlan Bartolomeu, coordenador de Planejamento Operacional da Diretoria de Planejamento Operacional (DPO) da Polícia Militar de Pernambuco - Filipe Jordão/JC Imagem
 

"Tinha residência com som alto. Foi gerado ocorrência, em três localidades enviamos viaturas e a ocorrência já foi resolvida. E a quarta, eu acredito que pelo horário já deve ter sido sanada", disse o tenente-coronel Darlan Bartolomeu, coordenador de Planejamento Operacional da Diretoria de Planejamento Operacional (DPO) da PMPE. 

Ainda de acordo com o tenente-coronel, 102 escoltas do transporte dos malotes das provas para as cidades do estado começou por volta das 4h30 deste domingo (21). "O lançamento saiu todo do Derby. Tem alguns locais que são mais distantes, até por conta das cidades do sertão, mas às 10h30 todas as escoltas já tinham sido realizadas", disse Darlan. 

Petrolina

Em Petrolina, no sertão de Pernambuco, houve um problema no sistema de aplicação do Enem Digital em sete laboratórios localizados no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), o que afetou 190 candidatos. Eles começaram as provas entre 14h10 e 15h40, segundo a Polícia Militar, e terão o atraso compensado após o horário previsto para o final da aplicação das provas, que seria às 19h. 

O Enem digital é aplicado em Pernambuco apenas nas cidades de Petrolina, Recife e Caruaru, no agreste pernambucano. Em Petrolina estão inscritos 344 estudantes do total de 2.097 que fazem o Enem Digital em Pernambuco. Ele é aplicado pela segunda vez no Brasil, e neste ano pela primeira vez simultaneamente com a modalidade impressa. 

Uma das estudantes que fez a prova no local ligou para a mãe para informar do ocorrido. "Ela ligou aos prantos. Tentei acalmá-la. O que disseram foi que as provas não estavam carregando nos computadores. Que estavam tentando resolver e que o tempo perdido seria compensando no final", relata ao JC a mãe da estudante, que preferiu não ser identificada. 


Tags

Autor