Começam nesta terça-feira (15) e vão até sexta-feira (18) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), portal coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) que substitui o vestibular e usa a nota do Enem para o ingresso em graduações. Nesta edição, os estudantes concorrem a 221.790 vagas em cursos oferecidos em 125 instituições públicas de ensino superior. Quem fez o Enem ano passado e não tirou zero na prova de redação pode participar.
De Pernambuco, as cinco universidades públicas (quatro federais e uma estadual) integram o Sisu: UFPE, UFRPE, Univasf e UFAPE, além da UPE. Também os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão Pernambucano. Serão 15.156 vagas no Estado.
- Fez o Enem 2021 e quer vaga na UPE em 2022? Veja concorrência e notas dos aprovados no Sisu de 2021
- Notas de corte UFPE: veja a maior e a menor nota dos cursos da universidade no Sisu 2021
- Três estudantes de Pernambuco tiram nota mil na redação do Enem 2021
- Feras do pré-universitário do IJCPM se destacam com boas notas na redação do Enem
- Cinco universidades e dois institutos vão oferecer 15.156 vagas de graduações, em Pernambuco, no Sisu 2022
- Confira as notas de corte de todos os cursos da UFRPE no Sisu 2021
Uma das novidades, segundo o MEC, é que o acesso ao sistema de inscrição do Sisu será realizado com login único do governo federal. É preciso criar uma conta no endereço gov.br. Todas as vagas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), que determina que nas instituições federais, ao menos metade das vagas em cada universidade ou instituto deve ser destinada a egressos de escolas públicas (devem ter cursado todo o ensino médio da rede pública).
Vale ficar atento também às políticas afirmativas adotadas por algumas instituições, como a oferta de bônus na nota do Enem.
No Estado, a Universidade Federal de Pernambuco é a que tem mais vagas, 7.012. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) terá 3.820 vagas, enquanto a UPE vai ofertar 1.740 vagas. Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) serão 1.610 vagas. A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco disponibilizará 560 vagas. No IFPE são 425 vagas e no IF do Sertão Pernambucano, 799.
Cada estudante, ao se inscrever, pode concorrer a até dois cursos. A inscrição é toda online e enquanto estiver aberta o vestibulando pode alterá-la quantas vezes quiser. Quando o sistema fechar, às 23h59 de sexta-feira, valerá a última que o candidato realizou. Uma vez por dia, a partir de quarta-feira, o sistema libera a nota de corte dos cursos escolhidos pelo candidato e posição que ele está em relação ao total de vagas. Por isso, é importante acessar o sitema nos quatro dias para conferir a posição e, se for o caso, mudar.
BÔNUS
Há bônus de 10% no Enem na UPE apenas para os cursos de medicina, direito e odontologia. Para os ofertados no Recife, pode ser requerido por qualquer jovem que estudou e mora no Recife, Região Metropolitana ou na Zona da Mata.
Em Garanhuns, onde há curso de medicina, o bônus será dado a quem estudou e reside no Agreste do Estado. Para medicina de Serra Talhada, e os cursos de odontologia e direito ofertados em Arcoverde, o benefício será dado aos jovens que fizeram o ensino médio no Sertão pernambucano e que vivem nessa região do Estado.
Na UFPE, o acréscimo é de 7% (era 10% também) para feras de medicina do Recife e que estudaram o ensino médio no Estado. Permanece 10% para o candidato, independente da escolha do curso, que estudou na Zona da Mata ou no Agreste, em escola pública ou privada, e concorra aos cursos de Vitória de Santo Antão ou Caruaru.
Uma novidade na UFPE é o bônus de 3% para o candidato que cursou dois terços do ensino médio em escolas da Zona da Mata ou do Agreste e que vai concorrer às graduações de Vitória ou Caruaru.
O mesmo percentual será concedido para concorrentes do curso de medicina, no Recife, que tiverem cursado e concluído no mínimo 2/3 do ensino médio (dois anos completos dos três anos previstos) nas escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco.
Na UFRPE e na UFAPE, o benefício de 10% a mais no Enem é para o jovem que fez ensino médio no Agreste ou no Sertão e deseja ingressar em Garanhuns (no caso da UFAPE) ou Serra Talhada (no caso da UFRPE).
A Univasf vai oferecer bônus pela primeira vez no Sisu. O vestibulando que cursou todo o ensino médio em cidade localizada nas regiões de atuação da universidade terá também 10% no Enem. A relação dos municípios contemplados está disponível no site da instituição.