Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Veja os primeiros colocados no vestibular seriado da UPE, o SSA 3

Nomes foram divulgados pela comissão do vestibular da UPE na tarde desta quarta-feira. Listão foi liberado logo depois. Matrículas serão na próxima semana

Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 02/03/2022 às 14:53 | Atualizado em 02/03/2022 às 19:07
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi a 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil' - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Atualizada às 19h

Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, na tarde desta quarta-feira (02), os nomes dos três candidatos que obtiveram as maiores notas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, nas modalidades de ampla concorrência e cotas. Também o listão dos aprovados.

Na disputa estão 1.740 vagas. As provas do SSA 3 foram aplicadas em dezembro do ano passado. Havia 15.465 inscritos. Desses, 3.029 faltaram. Dos 12.436 que participaram, 9.567 não levaram ponto de corte, portanto são esses candidatos que estão concorrendo.

Entre os três primeiros colocados da ampla concorrência, dois são de medicina e um de engenharia. Entre os cotistas, os três são de medicina.

MATRÍCULAS

Os classificados pelo SSA 3 terão matrícula na próxima semana, entre 8 e 11 de março. O primeiro remanejamento está previsto para 1º de abril. Mesma data que será também liberado o remanejamento do Sisu.

Ampla concorrência

1º lugar - João Victor Araújo Santana, aprovado em medicina, câmpus Serra Talhada, com média 87,53

2º lugar - Henrique Lins Pereira Affonso de Amorim, aprovado em engenharia de controle e automação, câmpus Benfica, com média 86,83

3º lugar - Gabriela Vitoria Gomes Viana Lima, aprovada em medicina, câmpus Santo Amaro, com média 86,47

Cotas

1º lugar - Ygor Falcao Gomes Mendes, aprovado em medicina, câmpus Santo Amaro, com média 86,27

2º lugar - Caio Veiga Montenegro de Oliveira, aprovado em medicina, câmpus Santo Amaro, com média 85,90

3º lugar - Emanuel Davi Lima de Matos Leão, aprovado em medicima, câmpus Santo Amaro, com média 85.37

DEDICAÇÃO

Primeiro colocado da ampla concorrência, João Victor tem 17 anos e estudou no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Petrolina, cidade onde mora. "Esperava uma boa nota, mas não ficar em primeiro lugar", comentou o estudante, que também passou em medicina, pelo Sisu, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Embora não tenha ainda 100% de certeza, ele acha que vai optar pela Univasf porque o câmpus fica em Petrolina. Na UPE sua aprovação foi para cidade de Serra Talhada.

O estudante Henrique Lins, 17 anos, foi o único entre os primeiros lugares que não escolheu medicina. Aluno do Colégio Cognitivo, no Recife, ele ficou na segunda colocação da ampla concorrência, aprovado para engenharia de controle e automação.

"Corrigi minhas provas e sabia que teria um bom resultado", conta Henrique. O rapaz foi aprovado em engenharia da computação na UFPE, pelo Sisu. É a graduação que vai preferir fazer.

Henrique sugere os estudantes do 1º ano já comecem a se dedicar bastante à preparação do SSA e que não negligenciem disciplinas como filosofia e sociologia.

"Todas as matérias são importantes", diz o adolescente. Ele recomenda ainda estudar mais física no 1º ano e química no 2º ano pois são as provas consideradas mais difíceis nessas fases.

Gabriela Vitória, 17, é de Feira Nova, no Agreste, mas cursou o ensino médio no Colégio Terceiro Milênio, de Limoeiro. Ela ficou em terceiro lugar na ampla concorrência.

"Foi difícil me adaptar ao ensino online durante a pandemia, mas me organizei e deu certo", afirma Gabriela. A dica dela para os candidatos é treinar bastante, respondendo provas de edições passadas do SSA.

Gabriela passou também em medicina na UFPE, pelo Sisu, no Recife. Não sabe ainda qual das universidades vai estudar. Sua irmã gêmea, Júlia Beatriz, também passou em medicina. Só que foi na UPE em Garanhuns, pelo SSA, e na UFPE de Caruaru, pelo Sisu.

COTAS

Ygor Mendes, que ficou com a nota mais alta entre os cotistas, vai estudar medicina no Recife. Ele foi aluno da Escola de Aplicação do Recife. O JC não conseguiu falar com o estudante.

O segundo lugar, Caio Oliveira, 19 anos, estudou no Colégio Militar do Recife. "Estou muito feliz pois estudei bastante nesses três anos do ensino médio. O segredo é manter o ritmo, estudar muito", diz Caio. Ele elogia o formato do seriado. "É um processo mais justo, somos avaliados ano a ano e concorremos com candidatos da mesma série", comenta Caio, que pretende estudar na UPE.

Emanuel Davi, 17 anos, também foi aluno doa Escola de Aplicação do Recife. Ele já está matriculado em medicina na UFPE. Mas não sabe qual das instituições vai ficar.

"São duas boas universidades. Abdiquei de muita coisa nesses três anos para conseguir aprovação. Para mim a pandemia não atrapalhou tanto pois com as aulas online ganhei tempo sem ter o deslocamento para a escola, então estudava mais", explica Emanuel.

 

 

 

 

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS