Com Agência Brasil
Começa na próxima segunda-feira (04) e vai até 15 de abril o prazo para candidatos do Enem 2022 pedirem isenção da taxa de inscrição. As provas estão previstas para 13 e 20 de novembro. Ano passado a taxa custou R$ 85.
Aluno de escola pública que acaba o ensino médio neste ano de 2022 tem direito à gratuidade. Mas é preciso fazer o pedidos de isenção na Página do Participante do Enem.
O mesmo prazo é válido para estudantes isentos no Enem 2021 e que por algum motivo faltaram no dia da prova. Caso desejem fazer o exame 2022 gratuitamente de novo terão que apresentar justificativa pela falta.
Os resultados, tanto da justificativa de ausência quanto da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, serão divulgados no dia 22 de abril. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio.
QUEM TEM DIREITO À GRATUIDADE
- Estudante que esteja cursando a última série do ensino médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ou seja: cada membro da família deve ter renda de até R$ 1.818
- Candidato que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, terá que informar o seu Número de Identificação Social (NIS)
CRONOGRAMA
4 a 15 de abril - Solicitação de isenção da taxa de inscrição
22 de abril - Divulgação dos nomes dos candidatos que terão gratuidade
25 a 29 de abril - Período para ingressar com recurso, caso discorde do resultado
6 de maio - Resultado dos pedidos de recurso
No edital há detalhes do cronograma e requisitos.