O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de 2021 pode vir com distorções devido ao contexto em que foi aplicado: a pandemia da covid-19. A constatação foi feita pelo movimento Todos Pela Educação antes mesmo da divulgação dos dados, que será feita ainda nesta sexta-feira (16).
O Ideb, principal indicador da qualidade da educação no País, reúne os resultados de dois conceitos: o indicador de rendimento escolar (calculado pelas taxas de aprovação dos estudantes em determinado ano), e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Neste ano, os dados devem ser analisados com cuidado, isso porque, para o Todos pela Educação, ele podem apresentar informações enganosas; por exemplo: em estados que tenham tido um salto na nota em relação a 2019, não necessariamente os estudantes aprenderam mais.
Isso porque a coleta de informações e as provas foram feitas durante o período de emergência sanitária, entre novembro e dezembro de 2021, quando muitas escolas públicas do país ainda não estavam realizando atividades 100% presenciais, ou haviam acabado de promover este retorno.
Assim, a participação dos estudantes foi impactada. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi aplicada em 71,3% dos alunos previstos, um número que deve variar consideravelmente conforme a etapa e a rede de ensino.
"É razoável supor que os alunos que não estavam presentes nos dias de prova em novembro e dezembro de 2021 são aqueles de menor nível socioeconômico, que estavam acompanhando menos as atividades escolares ou já haviam abandonado os estudos", disse a instituição.
Ainda, completou: "espera-se que o Inep dê a devida clareza sobre essas taxas de participação, explicitando o cuidado necessário no uso das informações que serão divulgadas.
Os dados referentes às taxas de aprovação também acendem um importante alerta. Isso porque o cálculo do Ideb leva em consideração o índice de aprovação nas escolas - mas muitas delas implementaram uma política de aprovação de todos os estudantes na pandemia, o que deve aumentar a nota de muitas, sem necessariamente significar melhora no ensino.
Dados serão úteis para algumas análises
O Todos Pela Educação acredita que os dados do Saeb e do Ideb 2021 que serão divulgados pelo Inep serão particularmente úteis para:
- Dar uma dimensão dos efeitos da pandemia sobre a aprendizagem dos estudantes brasileiros a nível nacional, especialmente nas etapas onde a taxa de participação for mais elevada, permitindo comparações no tempo (ainda que com a cautela de se considerar o contexto atípico de aplicação das provas).
- Ser observados e utilizados dentro de cada rede de ensino e cada escola, que conhecem suas realidades e podem melhor contextualizar cada informação, para nortear suas ações de recomposição de aprendizagem, com base nos novos currículos adaptados à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).