Você já se perguntou qual a importância do Ensino Médio? Normalmente, esta etapa educacional é associada a conclusão da formação escolar e coincide com o início da vida adulta. Ou seja, é o início da construção do futuro dos jovens.
As instituições de ensino e a qualidade dos estudos influenciam a vida do estudante. Um colégio, que tem como proposta pedagógica a formação socionteracionista, que valoriza a interação e cria relações do estudante com as pessoas e com o mundo, contribui para o desenvolvimento da estrutura emocional e comportamental daquele estudante.
Construir memórias afetivas, contribuir para a formação de um cidadão ativo, participativo, reflexivo e que ajude a transformar o mundo em um lugar melhor. A proposta do Colégio Saber Viver, localizado na Zona Norte do Recife, é manter a formação de excelência ainda mais completa. A instituição tem 37 anos consolidados na Educação Infantil e Ensino Fundamental, e em 2023 passa a contar com turmas do Ensino Médio.
É muito importante que o estudante que vai participar do Enem ou outros vestibulares, tenha acesso à uma boa base de formação, tanto na Educação Básica como no Ensino Médio. No momento da avaliação, o aluno não leva só o conhecimento que construiu ao longo dos anos, mas sim, toda a formação e as habilidades que foram adquiridas no percurso da sua vida educacional.
"A capacidade de regular as suas emoções, as boas estratégias para fazer escolhas e gerir o tempo, a adequação das suas expectativas, a autoconfiança ou a resiliência para lidar como possíveis fracassos. O aluno precisa estar preparado para lidar com vários desafios, e o cognitivo é apenas um deles", afirma Alena Nobre, diretora do Colégio Saber Viver.
Metodologia que ensina para a vida
Uma instituição de ensino que valoriza os processos, está atenta aos detalhes e investe em estratégias afim de entender as necessidades dos alunos, está pronta para dar um novo passo e ampliar os seus serviços.
Para Alena Nobre, conversar com cada um dos estudantes, entender a rotina e orientar eles e a família fazem parte da metodologia de formação e compromisso da escola com a sociedade.
"Zelamos pra que estes jovens convivam com pessoas que sejam inspiradoras, que tenham acesso às histórias de superação e bons exemplos. Isso é fundamental para lidar com os desafios", pontua.
Toda a equipe do Colégio Saber Viver está focada em proporcionar um Ensino Médio diferenciado tanto para os estudantes como os pais. As turmas não são grandes, há uma preocupação com aprendizagem integrada. Uma equipe e uma estrutura planejada vai ensinar e orientar os alunos para que alcancem os lugares e espaços que desejam na vida.
"As expectativas são as melhores. Estamos focados em fazer o melhor e faremos. Temos certeza que a cada ano vamos celebrar o desenvolvimento e as conquistas de cada aluno e família", afirma.
Leia também
> Ensino Médio é a principal novidade do Colégio Saber Viver para 2023
> Redação do Enem 2022: especialista dá dicas e orientações sobre a prova
Infraestrutura
Com as novas turmas do Ensino Médio do Colégio Saber Viver, várias obras foram realizadas no prédio para garantir a melhor qualidade, segurança e conforto à todos os estudantes e funcionários.
Com um espaço físico diferenciado: aberto, conectado à natureza e com uma construção horizontal totalmente verde, o projeto de Sandra Brandão, arquiteta especialista em ambientes saudáveis, contempla novos e amplos ambientes como
- Praça arborizada;
- Quadra de futebol de areia
- Refeitório;
- Biblioteca para leitura;
- Atividades multifuncional e muito mais.
"Há mais de um ano estamos estudando as melhores estratégias e materiais didáticos para os alunos. O objetivo é que os os estudantes tenham mais conforto para as atividades do dia a dia, principalmente nos dois dias de integral. Eles terão um espaço confortável para o almoço, descanso e estudo, além de quadra e salas de aula aconchegantes", completa a diretora Alena Nobre.
Para a arquiteta Sandra Brandão, os novos espaços criam mais possibilidades de convívio, interação e aprendizado com os colegas e funcionários. "O ponto central dessa nova etapa é, sem dúvidas, a praça. Antes, era um pátio com uma grande e única árvore, que foi mantida. Foi usado um piso intertravado para melhor conforto térmico e drenagem da água da chuva”, afirma.
Trilhas do conhecimento
Estimular a criatividade para que os estudantes desenvolvam as suas habilidades e reconheçam a sua vocação. A proposta do trilhas do conhecimento, projeto interdisciplinar do Colégio Saber Viver, será ministrado pela professora Vanessa Assis. A grade curricular das novas turmas do Ensino Médio do colégio já contempla os itinerários formativos do novo acordo Ensino Médio, de 2021.
Confira as principais mudanças do novo Ensino Médio