As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior, já estão abertas.
Os estudantes tem até o dia 3 de março para realizar suas inscrições, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
INSCRIÇÕES PROUNI 2023
O estudante que desejar concorrer às vagas do Prouni precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ou 2022 e ter obtido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento, além de nota superior a zero na redação.
Além disso, é necessário atender a pelo menos um dos pontos abaixo:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; ou
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
O candidato precisa, ainda, ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 1.953 por pessoa).
Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 3.906 por pessoa).
COMO FUNCIONAM O PROUNI E O FIES
Ainda em março, ocorrerão as inscrições do Fies, que terão início no dia 7 e terminarão no dia 10.
Em datas mais próximas da abertura das inscrições, o MEC divulgará os quantitativos de vagas a serem ofertadas na primeira edição de 2023 dos processos.
Sisu 2023
O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, que seleciona estudantes para instituições de Ensino Superior em todo o Brasil, já está disponível nesta terça-feira (28).
O Sisu 2023 utilizou como base para a classificação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
No ato da inscrição, os candidatos puderam escolher até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. Ao todo foram registradas 2.062.815 inscrições de 1.073.024 inscritos por CPF.
RESULTADO DO SISU 2023
O resultado do Sisu 2023 está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O candidato selecionado pelo Sisu 2023 deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, a disponibilidade de entrega da documentação para matrícula por meio digital ou presencial e em qual período e horário será permitida a entrega da documentação e demais procedimentos para a matrícula.
LISTA DE ESPERA DO SISU 2023
O prazo para entrar na lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março.
Todos os candidatos não selecionados na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera.
O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no Sisu 2023.
Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino.