Nesta terça-feira (09), os profissionais da educação aprovaram um novo calendário de mobilizações da categoria pelo Recife após rejeitarem a proposta do Governo do Estado.
Segundo o Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), a categoria seguirá "lutando por seus direitos e pela valorização profissional" para que o piso salarial seja implementado para todos os servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco - que em 2023 é de 14,95%.
O Sindicato informou que o Governo propôs pagar o reajuste apenas para 6.281 professores efetivos e com contratos temporários em 2023, cujo valor atual é de R$ 4.420,50.
Segundo eles, cerca de 52 mil profissionais continuariam de fora da conta do Governo, excluindo professores efetivos, aposentados, administrativos e analistas.
"A atual proposta do Governo prevê enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei APENAS com a proposta de reajuste do Piso para quem está abaixo dele. As negociações em torno do restante da categoria com a repercussão na carreira somente seriam iniciadas em junho", informou o Sintepe.
CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES DOS PROFESSORES
- 16 de maio - atos públicos em favor do reajuste do Piso na Carreira da Educação às 16h no cruzamento do Derby, na Avenida Agamenon Magalhães.
- 24 de maio - atos públicos em favor do reajuste do Piso na Carreira da Educação às 16h no cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, no Bairro de Santo Antônio, no Recife.
- 25 de maio, 01 e 06 de junho - paralisações na Rede Estadual nas Escolas e locais de trabalho, a partir das 13h nas Escolas do Programa Integral e, após o recreio, nas Escolas Regulares.
- 25 de maio, 01 e 06 de junho - panfletagens com a Carta à Comunidade Escolar, em todo o Estado de Pernambuco.
Além dos atos no calendário, o Sindicato informou que também haverá distribuição da Carta à Comunidade Escolar nas Escolas e locais de trabalho, bicicletas com som pelas ruas da cidade falando sobre a situação da Educação no Estado, uma Barqueata no Rio Capibaribe, além de outras formas de comunicação pela cidade.
Para mais informações, acesse o site do Sintepe.