Nove alunos do Recife, 15 estudantes do município de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, e dois professores da rede pública de ensino dos dois municípios se preparam para embarcar em novembro para um intercâmbio cultural em Portugal. O projeto “Era Uma Vez…Brasil” dará a oportunidade de reconhecimento da história brasileira, passando pela valorização dos povos originários e visitando o velho continente durante dez dias.
Todos os selecionados já participaram de oficinas de audiovisual nas áreas de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências afro-brasileiras e indígenas em encontros com representantes dos Xukurus do Ororubá, dos Quilombos Catucá e Barro Branco, do Terreiro Santa Bárbara Nação Xambá e de etnias indígenas de Pernambuco.
“Nosso foco é valorizar a perspectiva dos povos indígenas e africanos na formação identitária histórica e cultural do Brasil, exaltando a ancestralidade, diversidade, pluralidade, multiplicidade e trabalhando conceitos importantíssimos como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo em todas as etapas do projeto”, diz a diretora executiva da Origem Produções, empresa idealizadora do “Era Uma Vez…Brasil”, Marici Vila.
INTERCÂMBIO CULTURAL
Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o “Era Uma Vez… Brasil” chega à sua sétima edição em 2023 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”. Em todo o país, 126 brasileiros farão o intercâmbio, contando inclusive com os docentes. Em Pernambuco, o projeto mobilizou 34 professores de 27 escolas diferentes, com 836 estudantes inscritos.
“Eu levo não só o conhecimento em questão de história, mas também o autoconhecimento. Tive a oportunidade, dentro do projeto, de aprender também sobre mim e estou muito feliz, não só pela minha conquista, mas também pelos meus colegas”, celebra a estudante do 8º ano da Escola Municipal Marechal Rondon, do bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife, Maria Eduarda de Souza. Ela está entre as selecionadas para o intercâmbio.
Professora selecionada da Marechal Rondon, Laura Patrícia Lopes celebrou não só resultado dos estudantes, mas também o seu. "Eu já imaginava que, pelo menos, um dos nossos alunos fosse contemplado, porque a gente vem estimulando desde o início do trabalho, do projeto que a gente fez na escola e na sala de aula, essa coletividade, essa busca pelo pensamento crítico, do olhar para o outro, de olhar as margens da história. Não tem explicação para o que estou sentindo. É colher o fruto de um longo trabalho que foi realizado”, confessa.
VEJA A LISTA DOS SELECIONADOS:
ALICE ALESSANDRA SANTOS DA SILVA
CEM Prof. José Vieira da Costa
CARLOS EDMUNDO ALVES BARROS
CEM Prof. José Vieira da Costa
HELOISA VITÓRIA DA SILVA
CEM Prof. José Vieira da Costa
IARA KAWANY SILVA OLINDA
CEM Prof. José Vieira da Costa
JOÃO GUILHERME PONTES SILVA DE OLIVEIRA
CEM Prof. José Vieira da Costa
LORHANNY ALEXSANDRA SANTOS SILVA
CEM Prof. José Vieira da Costa
SUANY MARIA DE ANDRADE
Escola de Tempo Integral Profa. Dulce Ramos (Castelinho)
RAYSSA VITÓRIA SILVA DOS SANTOS
Escola Do Campo João Bezerra Filho
JOSÉ ALLEF ANDRÉ DOS SANTOS CAVALCANTE
Escola Estadual Tomás Alves
LAELISON OLIVEIRA SILVA
Escola Estadual Tomás Alves
ALEXSANDRO MANOEL G. DO NASCIMENTO
Escola Municipal Dr. Sebastião Cabral
ÁLVARO LUAN DOS SANTOS SILVA
Escola Municipal Luiza Leopoldina
GUILHERME DE LIMA SOARES DA SILVA
Escola Municipal Maria Antonieta Gomes Barbosa
LARISSA SANTOS DE CARVALHO
Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros
SAMELLA REBECA RODRIGUES DA SILVA
Escola Professor Donino
ALINE MAIELY DO NASCIEMNTO SILVA
CEM Prof. José Vieira da Costa