Livros com propósitio de promover a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2030, estão sendo produzidos por estudantes do 5º anos de uma escola particular no Recife.
O projeto de incentivo à leitura e escrita é uma iniciativa da Estante Mágica, que já contemplou 1,5 milhão de crianças em diversos países, transformando suas histórias em livros. Sob a orientação da professora de Lingua Portuguesa, Luíza Ferraz, os alunos do 5º ano estão trabalhando em cima de algumas propostas da Agenda 2030 para desenvolverem as suas histórias.
Dentro desta iniciativa, cada turma escolheu uma das propostas como foco para desenvolver um projeto, entre elas: Fome zero e agricultura sustentável; Redução das desigualdades; Ação contra a mudança global do clima e Vida terrestre.
"Utilizando os objetivos da Agenda 2030 como fonte de inspiração para os enredos de suas histórias, os estudantes têm como meta despertar nos leitores a consciência sobre a importância de mudanças de atitude em prol da preservação do nosso planeta. Essa abordagem reflete uma compreensão profunda dos desafios globais que enfrentamos atualmente, ressaltando a urgência de ações em prol da sustentabilidade, igualdade e justiça social", explicou a professora Luiza Ferraz.
O projeto também tem sido uma oportunidade para que a escola possa identificar e, dessa forma, estimular os futuros jovens autores. Os livros devem ser apresentados aos pais e responsáveis em novembro, durante um noite de autógrafos no auditório do Colégio Grande Passo.
"Uma das propostas pedagógicas do nosso Colégio é criar oportunidades para que o estudante se torne progressivamente um usuário competente da sua própria língua, possibilitando a resolução de problemas do cotidiano através da leitura e da escrita, que são condições indispensáveis ao exercício da cidadania", enfatizou a diretora da unidade de ensino, Solange Mota.
"Eu gostei muito de escrever este livro. As professoras me ajudaram bastante, dando-me dicas ao longo do processo. O tema do meu livro foi desigualdade social, e abordar esse assunto me fez perceber que há muitas pessoas precisando de ajuda nas ruas. Foi uma experiência muito enriquecedora", disse Gabriela Cardoso Dantas, 5º ano C.
O que é a Estante Mágica?
A Estante Mágica é reconhecida como um negócio social com a missão de proporcionar experiências marcantes para alunos de escolas públicas e privadas, estimulando a leitura e a escrita. Por meio desse projeto, mais de 1,5 milhão de crianças em diversos países já viram suas histórias transformadas em livros.
A atuação da Estante Mágica vai além da produção de livros, envolvendo a participação ativa dos alunos desde a educação infantil até o ensino fundamental. Com o auxílio da tecnologia, o projeto não busca apenas desperta o interesse pelo mundo literário, mas também tem como proposta contribuir para o desenvolvimento da criatividade e autonomia dos estudantes.