A Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) iniciou a ação “A biblioteca para além dos livros: transforma vidas, muda destinos”, que consiste numa série de atividades culturais gratuitas, voltadas para pessoas de todas as idades. Esta é a versão estadual da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, celebrada no Brasil todo durante o mesmo período, e que seguem até a sexta-feira (27).
Os visitantes vão poder conferir uma exposição bibliográfica no hall de entrada da BPE, com obras literárias consideradas patrimônios culturais do Estado. O espaço também é dedicado à realização da II Mostra de Ações de Incentivo à Leitura, onde bibliotecas públicas municipais, comunitárias e escolares também vão expor alguns de seus projetos e ações de destaque.
A semana de programação da ação “a biblioteca para além dos livros: transforma vidas, muda destinos” conta ainda com oficina de livro artesanal para crianças e adolescentes, concertos musicais, roda de conversa, sarau poético e encontro de escritores.
“A Semana Nacional do Livro é um marco nacional comemorativo que existe desde 1980. A nossa versão trabalha com uma temática que visualiza a biblioteca para além do livro; ela é um local que contribui para transformar as vidas das pessoas, mudar seus destinos e provocar uma reflexão importante sobre a sua função social. Todo cidadão é nosso convidado”, detalhou a gerente da BPE, Renata Lapenda.
ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA
A abertura do evento aconteceu no auditório da BPE, nessa segunda-feira (23), que fica localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Na ocasião, houve a exibição do vídeo “A BPE e eu: Construindo Histórias", trazendo depoimentos de usuários do equipamento.
Em seguida, o professor Lourival Pereira Pinto, coordenador do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrou a palestra “Bibliotecas: Espaços de transformação”.
“Espaços de leitura como este têm um grande significado na formação de todos. É muito importante que a gente consiga, cada vez mais, tornar a educação de Pernambuco um espaço onde se conta a história de todos os estudantes, de todas as comunidades e de todos os povos”, destacou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Tárcia Silva.
Também houve a apresentação do grupo musical Allegretto, formado por músicos do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), que é outra instituição ligada à SEE.
Frequentadora assídua da BPE, a estudante Leny Andrade, do segundo ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Nóbrega, localizada no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, contou que adora o espaço devido à diversidade do acervo.
“Aqui tem muitos livros bons e atuais. E também porque é um ambiente muito agradável, os funcionários são muito prestativos. A gente fica à vontade, mais tranquila”, relatou.
A Biblioteca Pública de Pernambuco mantém um acervo de mais de 287 mil volumes, entre livros, jornais, obras e documentos raros. Todo o ambiente é climatizado e conta com sinal de wifi.
Confira a programação completa da Biblioteca Pública de Pernambuco
Os responsáveis por crianças e jovens que desejam participar das atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca devem realizar uma inscrição prévia por meio do telefone (81) 3181.2647.
Terça-feira (24)
9h- Oficina de Livro Artesanal (Setor infantojuvenil da BPE)
14h – Contação de histórias infantis (Setor infantojuvenil da BPE)
14h – Leituras e debate do projeto “Caixa Estante” (MAIS Consultoria Social, situada no bairro da Várzea, Zona Oeste da Capital)
Quarta-feira (25)
14h – “Roda de Conversa Inclusiva: Computador Braille, um agente de transformação na vida das pessoas cegas e com baixa visão” (Sala de leitura da BPE)
Quinta-feira (26)
15h – Sarau poético e apresentação do Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e do grupo experimental de Cordas Dedilhadas da Escola Técnica Estadual (ETE) de Criatividade Musical (hall da BPE)
Sexta-feira (27)
14h – III Encontro Nacional de Escritores de Pernambuco (Auditório da BPE)
15h – Oficina de arteterapia com colagem (Setor infantil da BPE)
16h – Apresentação da Orquestra e Coral Levino Ferreira, do maestro Lúcio Sócrates (Auditório da BPE)