A obra é uma das principais promessas da atual gestão de Olinda, uma das intervenções mais aguardadas do Grande Recife. Alvo de muita polêmica ao longo dos anos.
A prefeitura afirma que os serviços de requalificação da Avenida Presidente Kennedy estão sendo cumpridos mesmo com a pandemia do coronavírus.
"Do girador do Complexo de Salgadinho, até o prédio do Centro da Moda - trecho que compreende a primeira etapa da obra - o trabalho de drenagem foi concluído, resolvendo assim um antigo problema de alagamentos na área. Além disso, foi iniciada a construção de novas calçadas, que vão possibilitar melhor mobilidade dos pedestres e facilitar o acesso dos usuários ao transporte público".
A referência é a um dos pontos mais famosos de alagamentos na cidade, mesmo com chuvas de pequeno porte: o início da avenida.
A prefeitura alega que tem acompanhado de perto o andamento dos trabalhos "que, na nova configuração da avenida, incluem a retirada das antigas paradas de ônibus do canteiro central".
O canteiro central, de acordo com moradores e comerciantes do entorno, é responsável por muitos acidentes que terminam até em mortes.
Segundo a prefeitura, a requalificação da Kennedy inclui ainda a troca do sistema de iluminação pública, com novas lâmpadas de LED, o que proporciona mais economia no custo de energia, dando também uma melhor sensação de segurança aos moradores, comerciantes, moradores e pedestres. O investimento total está orçado em R$ 15.418,039,22.
A Presidente Kennedy é uma das mais malfadadas obras viárias do Grande Recife. Uma imitação da desastrosa intervenção feita a partir de 2008 na Avenida Conde da Boa Vista. Precisava de mudança. Por aqui torcemos para que seja uma obra definitiva. Seguiremos acompanhando e cobrando.