Atualizado às 22h15 desta quinta-feira.
As PPP de maior sucesso em Pernambuco, a Rota do Coqueiros - que corta o projeto Reserva do Paiva - e Rota do Atlântico - que corta o Complexo Portuário de Suape - construídas pela Odebrecht TransPort (OTP), empresa do grupo Odebrecht com a BNDESPAR e Fundo de Investimento FGTS, estão sendo vendidas.
A OTP fechou, comunicou nesta -quarta-feira, a venda dos projetos de concessão via PPP, em Pernambuco, e da Concessionária Bahia Norte, na Bahia, para o fundo Monte Equity Partners, fundo especializado em gestão de recursos e investimentos em infraestrutura com foco nos setores de transporte e logística.
O fundo está comprando todas as três operações integralmente. O processo de compra e venda está em fase conclusiva, dependendo da anuência dos Poderes Concedentes envolvidos.
No ano passado, a Odebrecht fechou a venda da Supervia, concessionária de transporte ferroviário do Rio de Janeiro, e da Rota das Bandeiras, responsável pelo corredor Dom Pedro, no interior de São Paulo.
Fundada em 2010, a OTP desenvolve, implanta, opera e participa de projetos nas áreas de mobilidade urbana, rodovias, portos e sistemas integrados de logística. No caso da operação com o Monte Equity Partners, a venda inclui três projetos onde foram investidos R$ 2,7 bilhões.
Os três projetos têm concessões de 35 anos, em Pernambuco e 25 anos na Bahia. A Rota do Atlântico que exigiu investimentos de R$ 450 milhões é o principal eixo de operação de logística do complexo portuário de Suape.
O acordo, negociado com o BNDES, prevê a está transferindo a concessão de 50,5 quilômetros de vias estaduais, em Pernambuco, e outros 132 quilômetros na Bahia.
A OTP fez a primeira PPP de Pernambuco, a Rota dos Coqueiros no complexo residencial Reserva do Paiva, no município do Cabo. No caso da Rota dos Coqueiros os acionistas que venderam suas participações foram Odebrecht Transport e Grupo Cornélio Brennand.
A Rota do Atlântico está localizada Complexo Portuário de Suape num conjunto de rodovias que serve ao porto e encurta às praias do litoral sul do Estado. As duas concessões somam 272 quilômetros.
A Concessionária Bahia Norte liga o Centro Industrial de Aratu, o Polo Industrial de Camaçari, o Terminal Portuário de Aratu e o Aeroporto Internacional de Salvador. A Rota do Atlântico e a Bahia Norte foram adquiridas integralmente pela Monte Partners da Odebrecht Transport e da Invepar, que detinham 50% da participação acionária cada uma.
No caso de Pernambuco, o fundo informou que deseja ser parceiro do Estado de Pernambuco, com especial atenção nos leilões dos próximos empreendimentos em infraestrutura, notadamente rodovias.
O interesse está relacionado ao acordo com o BNDES, Pernambuco iniciou neste semestre os estudos de viabilidade para a concessão de 272 quilômetros de vias estaduais.
A companhia prevê investimentos que somam R$ 2 bilhões ao longo do período dos contratos de concessão, pelas próximas duas décadas nos dois estados.