Liderado pelo empresário Sylvio Drummond, o Grupo Drumattos, dono das marcas Camarão & Cia e Camarada Camarão, se programa para uma atitude ousada no primeiro semestre do ano: inaugurar seis unidades do Camarada, consolidando a presença nacional, com 21 unidades da rede, cuja marca é operar restaurantes de grande porte.
- Gestora de fundos Finacap oferece tratamento especial nos investimentos para quem (ainda) não é milionário
- Seguradora lança opção de financiamento de assistência hospitalar fora do modelo de plano de saúde
- STF pode barrar farra da Alepe com dinheiro do contribuinte de Pernambuco na contratação de comissionados
O Camarada nasceu, no Recife, em 2005, e cresceu organicamente com a presença em shoppings (a marca está em cinco praças onde o Grupo JCPM atua, com casas no RioMar Recife, RioMar Fortaleza,
RioMar Aracaju, Salvador Shopping). A rede opera ainda no Shopping Recife. As casas são conhecidas pelos espaços grandes e um cardápio ancorado em pratos com porções generosas de camarão, que viraram referência no setor.
Em 2019, Drummond recebeu aporte do Fundo Nordeste III, administrado pela Vinci Partners, e pôde alavancar sua atuação, chegando a 15 unidades em dezembro, entre elas uma unidade em Brasília, que precisou ser inaugurada em duas partes, de modo à adequação de treinamento das equipes.
Até junho, o empresário inaugura seis lojas e redefine o cronograma, que exige aporte forte na instalação, capital de giro e treinamento de equipes no controle do cardápio, que, este ano, teve reforço das opções de carnes bovina e frango, e o lançamento de uma linha de hambúrgueres, que identificou com potencial de adesão à marca a despeito da associação com crustáceos.
Segundo Drummond, o mercado está voltando depois de uma revolução na gestão, com a efetivação do delivery. Mas só após seis meses fechado ao público e sofrer os impactos de 2021 e o susto do começo de 2022. Mas ainda sem chegar ao patamar de 2019.
Uma das grandes mudanças do Grupo Drumattos, que além do Camarada opera 47 franquias da rede Camarão & Cia, foi redefinir a logística de abastecimento, hoje entregue à operadora Confrio. Drummond diz que o relacionamento com os antigos fornecedores de camarão (ingrediente que originou a própria companhia) continua. Mas a adoção do operador logístico permitiu um padrão que assegura à rede manter o sabor em qualquer praça. Mesmo que o camarão tenha viajado milhares de quilômetros.
A Drumattos nasceu em 2014 com o objetivo de convergir todos os negócios da empresa, unindo a gerência da frente voltada para a alimentação e a do varejo de restaurantes, atividades diferentes e que precisam ser acompanhadas de perto.
O Grupo adota três tipos de modelos para abertura de novas lojas: franquias, parceiras e próprias. Atualmente, são 47 lojas do Camarão & Cia, em 13 estados brasileiros. Dessas, 18 são próprias, cinco são parceiras e as demais são franquias.
A empresa conta com fornecedor exclusivo de camarão em fazenda de aquicultura no Delta do Parnaíba/PI. Com isso, controla todo o ciclo produtivo do seu principal insumo e garante entrega e preço ao franqueado, além de qualidade e rastreabilidade ao consumidor.
Desde 2001, o Camarão & Cia tem o selo de melhor franquia brasileira de frutos do mar especializada em camarão do Brasil. Ela está presente em 14 estados brasileiros, com pratos rápidos e com a garantia da máxima qualidade até o consumidor final.
Há 16 anos consecutivos, o Camarão & Cia conquista o Selo de Excelência em Franchising, conferido pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), um certificado de reconhecimento e satisfação dos franqueados da sua rede.
A chegada do Vinci Partners como parceiro ajudou a acelerar o crescimento dos negócios. O aporte financeiro veio com a expertise e melhores práticas de gestão. Sylvio Drummond continua como sócio majoritário e gestor da rede Camarada Camarão.
O Vinci Partners é sócio em empresas de destaque, com histórico de crescimento no varejo, como Burger King, Le Biscuit e Mundo do Cabeleireiro, além de uma carteira com mais outros 30 investimentos no Brasil.