A maior empresa do Brasil está sem presidente. Na verdade tem até o dia 13 de abril, e o problema é que o executivo está saindo por ter entregado o maior lucro da empresa. O executivo, assim como o presidente do Conselho de Administração, que também será substituído, precisam ter currículo impecável - coisa que os apresentados para os cargos não comprovaram e gentilmente declinaram.
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A empresa envolvida nesses eventos é a Petrobras - atacada nos governo do PT e precisou fazer acordos nos Estados Unidos e viu ex-executivos devolverem R$ 6 bilhões desde 2016. Mas parece que a empresa aprendeu e se reorganizou em termos de gestão e governança ao ponto de sua Diretoria de Governança e Conformidade poder antecipar informações sobre os pretendentes.
Esse talvez seja o fato mais importante. Isso não quer dizer que está imune à corrupção. Quer dizer que está atenta. Numa situação normal deveria ser motivo de aplauso. Mas parece claro que o presidente e boa parte dos candidatos não entenderam que o tempo de indicar "a diretoria de furar poço" passou. Está claro que a empresa não quer ser uma PDVSA brasileira.
A empresa derrubou em março mais um mito. O que não refina todo o petróleo que extrai. Atingiu 91% de fator de utilização total (FUT) do parque de refino. Em 2021, o nível médio foi de 83%. O Brasil é um país estranho. O governo desconhece a crise global do petróleo e acusa sua empresa de atuar contra. Mesmo que embolse a maior parte dos lucros e distribua com apadrinhados políticos.
Governança da Petrobras
Para reforçar a implantação das ações de aprimoramento do ambiente de compliance, a Diretoria de Governança e Conformidade foi criada em 2014 dentro da Petrobras.
A Diretoria é responsável por orientar e promover a aplicação das normas, diretrizes e procedimentos de governança e conformidade; coordenar a gestão de conformidade e dos controles internos necessários, incluindo os aspectos de fraude e corrupção; acompanhar os desdobramentos relativos ao canal de denúncias da companhia e assegurar o reporte das violações identificadas e seus resultados à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração da Petrobras.
Por meio dela, a Petrobras deu início ao seu Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção (PPPC) - programa de compliance que representa o conjunto de medidas desenvolvidas e implementadas de forma integrada, com o objetivo de prevenir, detectar e corrigir a ocorrência de desvios éticos, incluindo fraude, corrupção e lavagem de dinheiro.
O programa destina-se aos diversos públicos de interesse, incluindo alta administração, força de trabalho, clientes, fornecedores, investidores, parceiros, entidades patrocinadas, poder público e todos àqueles que se relacionam e/ou representam os interesses da Petrobras em suas relações de negócios.