Esqueça aquela história de dar uma Smart TV de presente para sua mãe neste domingo (8). Elas vão ganhar mesmo é roupa bonita, um perfume de qualidade e um sapato bem confortável e bonito. Eletroeletrônico, só se for um smartphone de tela grande e câmera boa.
Uma pesquisa da Fecomércio revela que as roupas (35%), os perfumes e cosméticos (30,8%) e os calçados (18,8%) serão os preferidos no momento da escolha, seguidos de bolsas ou carteiras (9,4%), eletrodomésticos (9%) e joias ou bijuterias (8,3%).
Isso quer dizer que a aquela conversa de aproveitar o Dia da Mães para juntar a renda da família para comprar um fogão, uma geladeira e uma TV Smart para dizer que é para a mãe, já não emociona. Caixa de som, nem pensar.
A sondagem sobre as intenções dos consumidores de Pernambuco quanto à comemoração do Dia das Mães 2022 foi realizada entre os dias 19 e 26 de abril, na Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão do Estado, envolvendo um plano amostral de 900 pessoas, com cotas entre homens e mulheres de 18 anos ou mais e renda mensal familiar a partir de 1 salário-mínimo, nos principais pontos de fluxo do comércio local.
O objetivo da pesquisa é prover informações relevantes às empresas do comércio varejista e de serviços de alimentação a respeito das perspectivas e perfis de consumo para o evento.
A pesquisa mostra que, para o comércio, a venda de itens de menor valor agregado, que comprometem menos o orçamento pessoal, serão os mais procurados entre os que desejam presentear. Mas os dados revelam também que as mães estão querendo coisas para agradar a vida.
Segundo a pesquisa, entre os que pretendem presentear no Dia das Mães, a grande maioria (85,3%) declara que, até o momento da pesquisa (26 de abril), ainda não realizou a compra dos presentes, deixando essa ação para a semana pré-evento.
Na classe de renda domiciliar mais baixa avaliada na pesquisa (até 2 salários-mínimos), esse percentual é ainda maior, chegando a 91,1%.
A média de presentes, segundo apontou o levantamento, deve chegar a dois itens por consumidor, sobretudo nas classes de renda domiciliar acima de 3 salários-mínimos.
A perspectiva é de que aproximadamente 2/3 dos consumidores adquiram apenas um presente e pouco mais de 1/4 comprem até dois itens para presentear a pessoa homenageada.
O gasto médio por presente será de R$ 165, ficando em R$ 146 entre as mulheres e chegando a R$ 186 entre os homens. Entre os mais jovens, o gasto médio será de R$ 175.
Nos últimos dois anos, especialmente por força da pandemia, a indústria de eletroeletrônicos aproveitou todas as datas comemorativas e, de fato, muitas famílias aproveitaram para trocar parte dos equipamentos. As vendas de fogões e geladeiras deram um salto. Mas este ano, com a volta da normalidade, as donas de casa querem presentes para melhorar sua autoestima.
Sobre os locais ou canais de compra dos presentes, 47,5% citaram que pretendem buscá-los em lojas do comércio. O shopping center, cumulativamente, ou seja, sem descartar outras opções de local, foi citado por 37,9% dos entrevistados.
Destaca-se ainda o percentual relevante de consumidores que pretendem realizar compras no comércio eletrônico – através de sites, redes sociais ou aplicativos de marketplace –, que alcançou 19,4%.
O Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo,8 de maio, é uma das datas mais importantes para o comércio pelo grande volume de compras, ficando atrás apenas do Natal. Para manter essa tradição, mas alertando sobre a importância de sempre pesquisar antes de adquirir qualquer produto, o Procon Recife divulgou uma lista com 56 itens, destacando o menor e o maior preço. O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 29 do mês passado, em 24 estabelecimentos comerciais localizados na capital pernambucana.
Foram pesquisados 12 tipos de telefone celular das marcas Apple, Xiaomi, Samsung e Motorola, perfumes importados, flores, arranjos florais, cestas com produtos alimentícios e aparelhos para os cabelos como secador, chapinha e modelador.
Segundo o Procon Recife, a maior variação de preço foi encontrada nas floriculturas. Em uma loja o preço de uma determinada flor custa R$10 e, em outra floricultura a mesma flor estava sendo vendida por R$50, uma variação de 400%.
O Procon Recife destacou que as variações encontradas se referem aos dias em que foi realizada a pesquisa, por isso é importante que o consumidor esteja atento às possíveis mudanças nos preços dos produtos listados, inclusive por conta de promoções e descontos que podem ser aplicados.
De acordo com o secretário-executivo do Procon Recife, Pablo Bismack, o Dia das Mães deve-se manter também a prática de pesquisar os produtos antes de comprar. "Os fiscais do Procon Recife foram a campo e visitaram diversos estabelecimentos localizados em oito bairros do Recife que oferecem produtos com uma diferente variação de preços", ressalta o secretário, lembrando que o presente ideal é aquele que cabe no orçamento pessoal e familiar.
Os fiscais do Procon Recife constataram ainda que um determinado tipo de celular da Apple apresentava uma variação de preços de 43,88%, sendo comercializado em uma loja por R$ 4.663 e em outra loj apor R$ 6.709. Já um celular da Samsung tem uma variação de preço de até 65,03%, custando R$1.999 em uma loja e R$ 3.999 em outra. Um secador de cabelo aparece na lista com preço de R$ 169 e R$ 289,90, uma variação de 71,54%.
A pesquisa com todos os itens está disponível no site: https://procon.recife.pe.gov.br/