O Consórcio Porto Novo Recife - formado pelas empresas GL Empreendimentos, Excelsior Seguros, Maxxima Empreendimentos e Hima Participações - que está construindo no Cais de Santa Rita um complexo composto por um hotel de 300 apartamentos e uma marina para 180 barcos, o Recife ganhará, em maio do próximo ano, um novo centro de convenções.
O espaço é onde funcionaram os armazéns 16 e 17, do Porto do Recife, no Cais de Santa Rita, com 7 mil m² de área - dos quais 3.500 apenas para realização de feiras.
O novo centro de convenções foi desenvolvido pelo arquiteto Jerônimo da Cunha Lima, autor do projeto do Consórcio Porto Novo Recife, após uma série de visitas a vários equipamentos do tipo no Brasil com consultoria da União Brasileira de Feiras (Ubrafe), que ajudou na definição do modelo conceitual de modo a que o equipamento tenha os componentes necessários para rentabilizar o investimento de R$ 40 milhões e se tornar peça estratégica no complexo que está sendo construído ao lado do cais o qual se conecta a antiga Ponte Giratória.
Ele vai abranger todo o sítio formado pelos antigos armazéns, onde apenas o antigo galpão do Armazém 16 será readequado às necessidades de um pavilhão de feiras e convenções com um complexo de 10 salas de reunião moduláveis e área de exposição climatizada de 3.500 m² circundada por espaço verde, estacionamento e portarias que vai ocupar a área do Armazém 17, que foi demolido de modo a valorizar a fachada do pavilhão de feiras com capacidade para receber cerca de sete mil pessoas.
A gestão e comercialização do equipamento ficará a cargo da empresa formada pelas participantes do consórcio privado, além da P+ Eventos, liderada pelo empresário Paulo Meneses, e da Insight Feira & Negócios, liderada pela empresária Tatiana Menezes.
Segundo o diretor da Porto Novo Recife e sócio da Maxxima Empreendimentos, Romero Maranhão Filho, o equipamento será responsável pelo fomento de grande parte da cadeia turística da capital pernambucana. Já a partir do segundo semestre, as reservas de eventos a partir de junho de 2024 serão colocadas no mercado.
A construção do centro de convenções e do hotel vai exigir uma modificação no sistema viário no entorno dos novos equipamentos em função do fluxo de trafego de veículos e da existência, entre outras coisas, do Terminal Integrado de Passageiros.
Romero Maranhão Filho revelou que um novo sistema de fluxo está sendo desenhado pela Prefeitura do Recife, que prevê a eliminação da mão dupla em frente ao hotel e ao futuro centro de convenções e a reutilização da Rua Cais de Santa Rita, que conecta a Avenida Martins de Barros com a Avenida Sul na altura das Torres Gêmeas - hoje praticamente transformada num estacionamento.
O Consórcio Porto Novo Recife também fechou a locação da área galpão de 10 mil m² onde funcionou a operadora logística Agemar e que pode, no futuro, se transformar uma nova área de feiras conectado ao centro de convenções.
A inversão de tráfego e eliminação da mão dupla na frente dos antigos armazéns vai devolver a atratividade dos imóveis, entre eles, a sede do Sesc no bairro, que foi revitalizada no ano passado e permitindo a abertura de um boulevard que deve conectar o complexo com o Mercado de São José, que está na mesma linha do hotel. Esse sistema elimina a faixa estreita hoje existente para quem faz o retorno no TI do Consórcio Grande Recife.
O engenheiro Rogério Castro e Silva espera entregar a obra do novo centro de convenções ainda em abril de 2024, de modo a que ele possa receber os primeiros eventos já em maio. O cronograma de hoje prevê a entrega à rede Accor para operação ainda em dezembro deste ano, quando deve operar em regime de soft-open.
Também em dezembro, deve operar no térreo do hotel o restaurante Bargaço, que será transferido do atual endereço no clube Líbano para um novo espaço com vista aberta para a linha d’água do cais do Porto do Recife e centro de convenções.
O Novotel Recife Marina também está sendo construído a partir de padrões sugeridos pela rede hoteleira Accor, e terá apartamentos voltados para o mar, descortinando a marina já concluída e para o centro de convenções. O acesso do equipamento se dará por amplo foyer com vista para os jardins e a avenida.
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O Projeto Porto Novo Recife trata-se de um complexo multiuso focado na revitalização e reurbanização do Bairro do Recife e que demandará investimentos da ordem de 200 milhões de reais. O Novotel Recife Marina incorporou uma série de novas tecnologias, como o uso de banheiro pré-fabricado. O complexo terá uma marina, cujos suportes foram feitos pela empresa espanhola M3 Marinas, com sede em Barcelona (Espanha). A marina deverá ser, a partir deste ano, o ponto de apoio de grande veleiros que vão participar da Refeno.
No andar superior, haverá um restaurante panorâmico que abrigará um terraço (rooftop) feito de maneira sofisticada e inteligente, com o objetivo de valorizar a paisagem do porto, e ao bairro do Recife Antigo à esquerda e bacia do Pina a direita. O prédio tem altura equivalente e cinco andares, que se fosse vertical teria a altura de uma torre de 170 metros, equivalente a 50 andares.
A Tecla, empresa liderada pelo engenheiro Rogério Castro e Silva, também está usando uma grande combinação de concreto com perfil de aço, que torna o edifício mais leve, além de facilitar o conceito do projeto de Jerônimo da Cunha Lima, que concebeu um edifício com um grau de inclinação de 59º suportados por um conjunto de 23 pórticos, que permitem ambientes com ampla visão do mar.