Notícias e enfoques da literatura brasileira com bibliodiversidade

Literária

Por Fábio Lucas

Prêmio da APL está de volta

Academia Pernambucana de Letras retoma concurso literário, em três categorias

Cadastrado por

Fábio Lucas

Publicado em 17/09/2023 às 0:00
Academia Pernambucana de Letras
Academia Pernambucana de Letras - KEILA CASTRO

Para não deixar nada nas gavetas, nem nos arquivos de computador, o escritor precisa sair do papel, publicando. Antes desse passo, uma premiação ajuda. E para que mais autoras e autores conquistem seu espaço, quanto mais concursos literários, melhor.
Depois de quatro anos de pausa, a Academia Pernambucana de Letras anuncia a retomada de seu concurso, agora em apenas três categorias. Serão escolhidas obras inéditas nos gêneros romance, conto e poesia. As inscrições são abertas amanhã, 18, e podem ser feitas até 30 de outubro, com participação aberta a qualquer pessoa no país, sem necessidade de residência no estado.
Os concorrentes devem se inscrever no Prêmio Antônio de Brito Alves de Poesia, no Prêmio Vânia Souto Carvalho de Romance, ou no Prêmio Osman Lins de Conto. Para o presidente da APL, Lourival Holanda, o concurso literário é um estímulo à criação e aos novos escritores, além de “sentir como anda a literatura, que essa nova geração redefine”.
Sem grandes patrocinadores, o vencedor de cada categoria receberá R$ 2.000 de prêmio. Ainda não há parceria para a publicação das obras. As inscrições podem ser feitas a partir de link no Instagram @academiadeletras_pe.

 

Jarbas Domingos assina a primeira HQ da Vacatussa - Divulgação

HQ da Vacatussa

A primeira publicação de história em quadrinhos da editora pernambucana Vacatussa acaba de ser lançada. Uma coletânea de tiras do personagem Barô, criado por Jarbas Domingos. O livro “Barô Barata: até o princípio” está disponível no site www.vacatussa.com.br.

Marina Ruivo lança o primeiro livro da Garoupa - Divulgação

Garoupa chegando

Na sexta-feira, 22, será o lançamento do primeiro livro da nova editora Garoupa: “Leia esta canção: Beto Guedes” reúne contos e ilustrações inspirados no disco “A página do relâmpago elétrico”, do cantor e compositor mineiro. A organização é de Marina Ruivo. O evento terá sessão de autógrafos e pocket show de Lucas Gonçalves. Na Casa Urânia, em São Paulo, a partir das 7 da noite.


Manual do luto

O novo livro de Fabrício Carpinejar chega às livrarias este mês: “Manual do luto” faz reflexões sobre perdas e a mistura de sentimentos em face da morte de alguém querido. Uma obra para “acompanhar os enlutados em sua dor”, segundo a divulgação da editora Bertrand Brasil, responsável pelo lançamento. “Cada capítulo é uma carta, e cada carta, uma lição de empatia”. Com mais de 20 prêmios literários, sendo dois Jabutis, o gaúcho Carpinejar é um dos escritores mais lidos no Brasil.

Stephen Murphy lança no Rio de Janeiro - Divulgação

Odisseia brasileira

O americano Stephen E. Murphy lança na próxima terça, 19, no Rio de Janeiro, um livro de ficção baseado em fatos reais. Abordando o desmatamento e o garimpo ilegal na Amazônia, com tramas políticas e suspense, “Odisseia brasileira” é publicado pela Gryphus. Na Livraria Janela, no Jardim Botânico, às 7 da noite.

Cynthia Araújo e seu livro - Divulgação

A vida afinal

A escritora e pesquisadora Cynthia Araújo lança na terça, 19, pelo selo Paraquedas, da Claraboia, “A vida afinal – Conversas difíceis demais para se ter em voz alta”. A obra aborda a realidade da morte diante de doenças graves. O evento será na livraria Megafauna, em São Paulo, a partir das 7 da noite, e terá conversa da autora com Mariana Salomão Carrara, Camila Appel e Jéssica Moreira.


Divulgação científica

O professor Romildo Nogueira, do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da UFRPE, e a professora Ana Paula Santos Conceição lançam o livro “Uso de Textos de Divulgação Científica sobre Nanobiotecnologia: possibilidades para práticas interventivas interdisciplinares”, na próxima quarta-feira, 20. O livro apresenta caminhos possíveis para o uso de textos de divulgação científica numa perspectiva multidisciplinar em salas de aula na educação básica. Será às 16h, na Associação de Docentes da UFRPE (Aduferpe), no Recife.


Gilberto Gil em dois livros

Saindo pela WMF Martins Fontes dois livros ilustrados com canções de Gilberto Gil, um dos maiores nomes da música nacional, também integrante da Academia Brasileira de Letras. Ambas as publicações são em parceria com o artista visual Daniel Kondo. “Nós, a gente” reúne 40 músicas de Gil, traduzidas pelo olhar de Kondo. E “Andar com fé” estreia a coleção letrailustre, da editora.


Feira em São Paulo

A nona edição da Feira Literária da Zona Sul (Felizs) começa nesta segunda, 18, em São Paulo. O evento segue na Praça do Campo Limpo até sábado, 23. O tema deste ano é “Arte e educação – Travessias e outras margens”. Informações e programação no site www.felizs.com.br.


Veredas poéticas

Estão abertas até o dia 22 as inscrições para o curso de escrita poética, com a escritora e editora Yara Fers. São mais de 100 aulas em 9 módulos de aulas gravadas, para assistir quando quiser. E encontros mensais ao vivo. Mais informações no site www.yarafers.com.br.


Festa em Itu

No próximo fim de semana tem a Festa Literária e Cultural de Itu, em São Paulo. O evento será no Mercado Municipal, e tem como homenageada a escritora Carolina Maria de Jesus. Na mesa de abertura, na sexta 22, às 18h, João Scortecci fala sobre a homenageada. Em seguida, haverá conversa sobre “Carolinas ontem e hoje”, com Vera Maria de Jesus, Maria Nilda de Carvalho Mota e Maria Teresa Ferreira. Programação completa no site www.vempraflic.com.br.


Moliete

Também no próximo final de semana acontece a Mostra Literária Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. Com programação presencial e virtual. No domingo, 24, bate-papo online sobre poesia, com Fernanda Meireles, neta de Cecília Meireles, pelo Instagram do Livronews: @livronewsnoinsta a partir das 8 da noite. Confira a programação em @mostraliterariamoliete.

Marília Rufino de Menezes na Livraria do Jardim - Divulgação

Mãe e chefe de família

Marília Rufino de Menezes lançou na última quinta-feira, na Livraria do Jardim, no Recife, “Como é ser mãe e chefe de família? – Um estudo sobre as famílias monoparentais femininas” pela editora Ser Poeta. Uma homenagem às mães que exercem a liderança na família, a obra combina relatos pessoais e histórias ancestrais. A autora, mestra em Psicologia Clínica, já foi conselheira tutelar, é assistente social e especialista em Gestão de Projetos Sociais.


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS