Qual tutor já não ouviu ou leu que o seu animal enxergava em preto e branco, por exemplo? Ou que viam tudo embaçado? Vários mitos rondam o imaginário comum quando se trata da visão de pets, ainda que a comunidade científica tenha uma opinião bem consolidada sobre o assunto. Para responder a dúvidas sobre como seu cachorro e gato veem o mundo, a coluna Meu Pet convidou a médica-veterinária e oftalmologista Nathalia Carneiro. Confira:
- Condomínio ou prédio pode impedir a presença de animais de estimação? Saiba tudo sobre o assunto
- Veja vídeos de gatos sob efeito de catnip e saiba tudo sobre a "erva dos gatos"
- Nove vidas? Gato é salvo por torcedores após despencar de arquibancada; veja vídeo
- Mito ou verdade: cachorros de porte grande dão mais trabalho que os pequenos?
- Vai receber um filhote em casa? Confira dicas para adaptação e cuidados nos primeiros meses de vida
JC: Doutora, é verdade que os cães veem cores limitadas?
Nathalia Carneiro: Sim! Eles não conseguem ver o mesmo espectro que a gente. Por não terem mácula (pequena região no centro da retina, que permite que uma pessoa possa ver detalhes), as cores que os animais conseguem ver e identificar são o amarelo, azul e cinza. Como a imagem abaixo:
Quais as outras características que diferem nossa visão da deles?
Nathalia Carneiro: A visão deles é mais embaçada e não conseguem ver os detalhes de objetos. Mesmo sem ter uma visão capaz de distinguir muitas cores, os bichinhos são capazes de detectar qualquer movimento. Por conta do campo de visão, que é maior do que o do humano.
Eles de fato enxergam melhor no escuro?
Nathalia Carneiro: Sim. Enxergam muito melhor que os humanos no escuro devido à presença de diversos bastonetes na visão, que é um componente da retina responsável pela recepção de luz.
A visão muda de acordo com a raça?
Nathalia Carneiro: Não. A mudança que acontece pode ser de acordo com a espécie. Por exemplo: uma ave enxerga muito melhor que um cão. Mas em relação à raça, não tem diferença. O que pode acontecer são algumas doenças que podem ser mais prevalecentes em algumas raças.
Cientistas têm em geral uma opinião unificada sobre esse assunto? Ou ainda é muito discutido?
Nathalia Carneiro: Não é algo discutido, até porque já está determinado. Existem estudos e tabelas derivados de milhares de pesquisas. Então não é nada discutido porque ninguém procura mais saber.
E o que difere a visão de gatos para a de cachorros?
Nathalia Carneiro: É praticamente da mesma forma que os cachorros. A diferença é que no período da noite, eles conseguem enxergar ainda melhor. Devido a uma quantidade maior de bastonetes no olho.
Conhece alguma história curiosa sobre animais de estimação e quer vê-la publicada na Meu Pet? Envie sua sugestão para kgonzaga@jc.com.br