Muita gente não sabe, mas é possível criar cobras em casa legalmente. As serpentes são permitidas como animais de estimação no Brasil desde 1997. No entanto, é preciso que elas sejam oriundas de cativeiros legais no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
“O que vai diferenciar o preço é a raridade da espécie. Espécies comuns são mais baratas. Espécies mais raras e de fora [do país] são mais caras, principalmente as que começaram a ser comercializadas agora. Vai depender também do manejo: se o animal não se reproduz tanto, se vai custar muito para manter no criadouro, ele vai ser mais caro. O preço de uma cobra varia entre R$ 2 mil e R$ 15 mil”, conta o médico veterinário Igor Gouveia.
Confira cinco cobras que podem ser criadas em casa legalmente:
Jiboia-arco-íris da caatinga (Epicrates cenchria assisi)
A jiboia-arco-íris da caatinga é uma das mais indicadas para quem quer criar uma cobra em casa pela primeira vez. A espécie tem temperamento dócil e pode medir até 1,60m em média.
Ela se alimenta de pequenos mamíferos e aves.
Uma curiosidade sobre a jiboia-arco-íris da caatinga é que, quando a luz incide sobre as escamas, sua pele expressa uma cor diferente. Os reflexos brilhantes e coloridos deram à cobra o nome “arco-íris”.
Jiboia (Boa constrictor constrictor)
As jiboias são cobras de porte médio e possuem cores que variam de creme a marrom ou cinza, com manchas geométricas escuras. A serpente é considerada pacífica e lenta e pode chegar a 4 metros.
Ela se alimenta de pequenos mamíferos, aves e anfíbios.
Ball Python (Python regius)
A ball python, também chamada de píton-real, é uma das menores espécies de pítons do mundo. Tímida e reservada por natureza, não chega a medir nem 2 metros de comprimento.
Ela se alimenta de pequenos mamíferos.
Jiboia da Argentina (Boa constrictor occidentalis)
A jiboia argentina é uma das oito a 10 subespécies do gênero Boa constrictor. Ela tem como característica ser relativamente pesada e poder chegar a 3 metros de comprimento.
Suas escamas exibem tons variados de cores. Enquanto algumas exibem uma aparência escura, quase enlameada, outras mostram um padrão claramente contrastante - com tons rosas e marrons, por exemplo.
Elas se alimentam de pequenos mamíferos.
Periquitamboia (Corallus caninus)
.
Essa serpente não é indicada para quem está pensando em criar cobras pela primeira vez. A periquitamboia exige cuidados mais atenciosos que as demais da lista.
Essa serpente é predominantemente verde e pode chegar a medir até 2 metros de comprimento.
A periquitamboia se alimenta de pequenos mamíferos.
Pesquise antes
Antes de comprar uma cobra, faça uma pesquisa para saber as necessidades dela. Você pode saber o básico para a criação de uma cobra aqui.