Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços

Meu Pet

comportamento felino

Como fazer um gato se acostumar com outro: dicas e técnicas

Antes de adicionar um novo gatinho na família é preciso seguir alguns passos importantes para que o convívio entre os animais seja pacífico e saudável

Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 10/01/2022 às 13:18
Bigode é importante na localização espacial dos gatos - Imagem / Pixabay

Todo fã de pets ama estar perto de animais e sabe que quanto mais fofuras por perto melhor a energia e alegria que é possível receber. Embora estar rodeado de gatinhos possa ser uma experiência incrível para os humanos, os felinos, por outro lado, podem não gostar muito dessa ideia.

Isso porque os gatos são animais extremamente territorialistas e gostam de se sentir donos dos ambientes onde vivem. Por isso, antes de adicionar um novo gatinho na família é preciso seguir alguns passos importantes para que o convívio entre os animais seja pacífico e saudável.

Check-up de saúde

Ao trazer um novo gato para casa é preciso, antes de tudo, realizar exames veterinários para saber se o animal não possui nenhuma doença que possa ser transmitida para os outros gatos da casa.

A separação na chegada

É comum que exista uma certa animosidade entre os gatos quando eles estão se conhecendo, o que pode resultar em brigas. Para evitar que os animais se machuquem é interessante separar o gato novato em um cômodo da casa, com sua própria comida e caixa de areia.

O outro gato veterano terá acesso livre em todos os ambientes com exceção do quarto separado para o novo gatinho. Essa técnica permite que os felinos se acostumem com o cheiro e presença um do outro antes do contato frente a frente.

Atenção para a idade

Quanto mais maduro for o gato, mais difícil será a adaptação com um novo colega. Os filhotes, por exemplo, tendem a se adaptar à rotina onde são inseridos e respeitar os hábitos do gato residente, em vez de tentar dominar o ambiente e mostrar dominância.

Por isso, é recomendado que ao buscar por um novo gatinho para adicionar a família, os tutores procurem sempre os filhotes.

Monitoramento com cautela

É comum que tutores fiquem apreensivos durante os momentos de contato do novo gato com o pet que já morava ali.

Porém, é preciso deixar que os dois animais se entendam, até mesmo as briguinhas leves fazem parte do processo de adaptação e podem ser saudáveis.

É ideal oferecer uma dose de liberdade para que eles aprendam a se acostumar um com o outro e intervir apenas quando extremamente necessário.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS