Uma das piores coisas que pode acontecer a uma pessoa que ama gatos é ter alergia ao pet. Muitas pessoas sofrem por não poderem passar um tempo com os bichinhos sem enfrentar uma crise alérgica. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, essa crise não é exatamente por causa dos pelos.
Estudos concluíram que a questão não era exatamente por causa do pelos do gato, e sim por causa da saliva e da pele dos pets. Quem desencadeia a alergia nos humanos não é o pelo em si.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, identificou que a proteína que desencadeia uma série de reações alérgicas em humanos está na saliva e na pele dos gatos.
Um exemplo que ilustra bem isso é o contato com gatos da raça sphynx, que não possuem pelos, mas também causam reações alérgicas aos donos.
Outra situação que mostra o efeito dessa proteína é quando o animal decide fazer o seu “banho de gato”. Para quem é alérgico, o contato é ainda pior após o gato se lamber, já que a proteína vai estar espalhada pelo corpo.
Como ficam as pessoas que têm alergia a gatos?
Não há uma fórmula mágica para resolver a alergia a gatos. O que o tutor com maior sensibilidade à alergia pode fazer é separar um dos cômodos da casa, onde o felino não consiga entrar - de preferência seu quarto.
Além disso, é importante manter a casa limpa e evitar o uso de tapetes, carpetes ou superfícies que possam reter mais o pelo dos gatos.
Gato tem alergia?
Não são só os humanos que têm alergia a gatos, os felinos também têm alergias. Podem ser alimentares ou desencadeadas em ambientes nocivos à saúde, como lugares estressantes e onde haja fumantes. Então, é preciso que o tutor também esteja atento ao bem-estar do pet.