Governo de PE retoma algumas obras de mobilidade ainda da Copa do Mundo, mas lentamente

Publicado em 24/01/2017 às 16:10
Foto: TI da III Perimetral parou com 90% das obras concluídas. Hoje, está abandonado


    TI da III Perimetral, no cruzamento da Avenida Caxangá com a Avenida General San Martin, teve o edital de licitação lançado para viabilizar a conclusão. Terminal estava 90% pronto. Fotos: Ashley Melo/JC Imagem   Antes tarde do que nunca. O governo de Pernambuco anunciou nesta segunda-feira (23/1) a retomada de algumas das inúmeras obras de mobilidade urbana que travaram no Estado há mais de dois anos. Muitas delas, é importante ressaltar, viraram símbolo da gestão PSB. Obras ainda da época da Copa do Mundo, em 2014. E a saída foi desmembrar o máximo possível a execução. LEIA MAIS Terminais do Corredor Leste-Oeste agonizam à espera de conclusão Corredor Leste-Oeste só ficará pronto em 2017 Começaram os improvisos no Corredor Leste-Oeste Nesse primeiro conjunto de obras estão, em diferentes licitações, a conclusão da Estação BRT Benfica, no Derby, área central do Recife; a finalização do Terminal Integrado da III Perimetral, na Madalena, Zona Oeste do Recife; a urbanização de duas praças do Corredor Leste-Oeste, na Madalena; além do Viaduto V2, do Ramal da Copa, que liga a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a Camaragibe. Juntas, elas somam R$ 9,6 milhões. Todas as obras que estão sendo retomadas foram abandonadas antes da conclusão pelo Consórcio Mendes Jr. e Servix, citado na Operação Lava Jato. TI da IV Perimetral, no cruzamento da BR-101 com a Avenida Caxangá, permanece sem previsão   A Secid deu ordem de serviço, nesta segunda-feira (23/1) para conclusão da Estação BRT Benfica, uma das oito ainda pendentes do Corredor Leste-Oeste, que liga Recife a Camaragibe. O remanescente vai custar R$ 1 milhão e será executado num prazo de seis meses pela Planes Engenharia Ltda. A licitação para conclusão do Terminal Integrado da III Perimetral também foi divulgada. A obra inclui conclusão, limpeza e pintura da coberta, além de serviços de esgoto, combate a incêndio, serviços elétricos e hidráulicos. O custo estimado é de R$ 2,2 milhões. Também está em licitação a obra para urbanização das praças sobre o Túnel da Abolição e de frente ao Museu da Abolição, que integram o Leste-Oeste. As propostas começam a ser recebidas em 9 de fevereiro. O túnel terá um elevador e será reaberto o acesso de veículos ao Museu da Abolição pela avenida Real da Torre. O custo previsto é de R$ 1,8 milhão. Elevado do Bom Pastor, que terá uma estação, é uma das inúmeras pendências Outro equipamento pendente no corredor e que ainda não tem previsão de retomada é o Terminal Integrado da IV Perimetral, na Zona Oeste do Recife. As obras do TI, assim como as do TI da III perimetral, se degradam a olhos vistos. O edital para conclusão do Viaduto V2, que integra o Ramal da Copa e fica próximo à Estação Cosme e Damião do metrô seria divulgado nesta terça-feira (24/11). O orçamento previsto é de R$ 4,5 milhões, com prazo de nove meses para execução.
TAGS
mobilidade brt Copa do mundo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory