Depois de muitos entraves, Estação Recife do metrô será fechada e integração com os ônibus será apenas com o cartão VEM. Fotos: Alexandre Gondim/JC Imagem
Depois de muitas idas e vindas, pressão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), resistência do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) e diversos adiamentos, finalmente o acesso dos passageiros entre o Terminal Integrado Recife e a Estação Recife do metrô, localizados no bairro de São José, no Centro do Recife, será controlado. Para isso, será adotado a partir do dia 22 de abril o modelo de integração temporal – quando a troca de modal de transporte pelo passageiro é feita tecnologicamente, sem necessidade de uma estrutura física, gratuitamente e por um tempo determinado (no caso, duas horas). No caso da Estação e do TI Recife, é importante destacar, a mudança não acontece para facilitar a vida do usuário – embora a temporal seja importante e represente o futuro. Ao contrário, está sendo feita sob pressão e para evitar as invasões ao sistema metroviário, alimentadas pela falta de controle do governo do Estado na gestão do TI Recife. A CBTU diz que, atualmente, quatro mil pessoas invadem diariamente o TI Recife para acessar o metrô sem pagar a passagem – que custa R$ 1,60. A facilidade, inclusive, estimula a entrada de ambulantes no sistema.
O início da operação de integração temporal é uma luta antiga da CBTU. Desde o fim de 2017 que União e Estado discutem a necessidade da mudança, com o GRCT resistindo a adotá-la por dificuldades tecnológicas. Nos bastidores sabe-se que a superintendência da CBTU em Pernambuco fez pressão e ameaçou, inclusive, fechar na marra o acesso do TI para a estação. A CBTU usou como argumento que a situação das invasões estava fora de controle e se embasou numa pesquisa que a companhia fez e que constatou uma grande evasão de receita. Na época, as invasões representavam 13,03% dos passageiros que passavam na ligação do TI Recife com a Estação Recife do sistema metroviário. Foram 45.009 invasores flagrados em apenas 15 dias de monitoramento. Isso significa dizer que, por dia, três mil passageiros estavam entrando na Estação Recife do metrô sem pagar. Agora, a CBTU diz que esse número chega a quatro mil.
Com a mudança, o TI Recife passa a funcionar exclusivamente com a integração temporal e o passageiro deverá embarcar apenas com o VEM (Trabalhador, Estudante, Comum, Livre Acesso ou Passe Livre). Ao desembarcar do metrô em direção ao terminal, os usuários terão que passar o cartão VEM num dos validadores instalados nas catracas de acesso ao TI e embarcar no ônibus, sem o pagamento de uma nova tarifa (como já acontece hoje, com a diferença que o bloqueio não estará livre. Será necessário passar o VEM nos validadores para liberar a saída). No sentido contrário (do ônibus para o metrô), os passageiros das cinco linhas que operam no TI Recife (101 – Circular (Conde da Boa Vista), 104 – Circular (IMIP), 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 – Circular (Príncipe) e 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá) terão que sair do terminal por uma portaria recém-instalada na lateral do TI e entrar novamente na Estação Recife do metrô. No bloqueio do metrô, o passageiro terá que passar o cartão VEM nos validadores para ter acesso às plataformas, sem a cobrança de uma nova tarifa.
Passageiros terão duas horas para fazer a integração sem pagar nova passagem Tudo isso, no entanto, terá que ser feito no período de duas horas, o que na avaliação do governo do Estado é tempo suficiente para os passageiros concluírem a viagem nas cinco linhas circulares – que têm percursos pequenos – e chegarem no TI Recife para acessar o metrô. Por isso, quem não tem VEM terá que adquiri-lo ou não conseguirá sair do metrô para o ônibus no TI Recife nem fazer o percurso contrário sem pagar uma nova tarifa. O cartão VEM Comum será comercializado no TI Recife e, por algum tempo, nos ônibus com os cobradores, pelo valor de R$ 10. Ao ser questionado pela reportagem sobre o valor, o GRCT explicou que os R$ 10 serão totalmente de créditos, ou seja, não será cobrado os R$ 4 da taxa de aquisição do cartão. A partir do próximo sábado (13/4) e até o início da operação, a promessa do Estado é realizar uma ação educativa para orientar os passageiros com cartazes nos ônibus que compõem a matriz de integração do TI Recife e orientadores no terminal.
RETIRADA DE COBRADORES
As cinco linhas circulares que operam no TI Recife deverão perder os cobradores em breve. A mudança iria acontecer junto com o início da integração temporal, mas o governo do Estado disse que ainda está sob análise. Mas ela é certa. Prova disso é que os cobradores estarão vendendo cartões VEM nos coletivos por um período.
Veículos com duas catracas também foram adquiridos pela Empresa Metropolitana, que vem realizando reuniões com os motoristas e cobradores – muitos dos quais já treinados para atuar como condutores – para acertar as alterações na operação. As duas catracas são operadas da seguinte maneira: uma é liberada pelo próprio passageiro que já tem o VEM e a outra é liberada pelo motorista, que estará recebendo as passagens quando os cobradores forem retirados.