COLUNA MOBILIDADE

Você acha que é um bom motorista? Tire a prova aqui

Ser um bom motorista é ser veloz, hábil ao volante, nunca ter sido multado ou respeitar o pedestre? Coluna Mobilidade entra na discussão

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 10/07/2021 às 9:00
Notícia
X

Já vamos dizendo a real: se você acha que é um bom motorista - e com certeza você deve estar dizendo que é - deve ter a segurança - sua e dos outros - em primeiro lugar. O resto vem depois. Caso você discorde dessa afirmação, sugiro nem seguir lendo esta reportagem. Porque ela vai destacar essa preocupação. O bom motorista é aquele que dirige com atenção, cuidado e respeitando as leis de trânsito. Mesmo quando elas são confusas, ausentes e injustas.

Ser um bom motorista é cada vez mais necessário porque o trânsito brasileiro mata mais de 30 mil pessoas e mutila outras 500 mil por ano. "O bom motorista é consciente das suas obrigações no trânsito e respeita as leis. Não porque teme ser multado, mas porque entende a razão dessas regras e leis e dos rsicos que impõe a outras pessoas justamente por descumprí-las. O bom motorista tem consciência da sua responsabilidade social quando está conduzindo um veículo. E do quanto pode interferir na vida de terceiros por não respeitar as regras de trânsito", defende Paulo Pêgas, perito em sinistros de trânsito e pesquisador da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) da ONU. 

Pêgas também é pesquisador colaborador do IPEA e foi o autor do estudo Impactos Socioeconômicos dos Acidentes de Transporte no Brasil.

Vamos às recomendações:

Como saber se você é um bom motorista?

Se tiver respeito às leis de trânsito e ver as pessoas com prioridade, está no caminho certo. Não buzinar ou acelerar o veículo para forçar o pedestre a atravessar mais rápido, por exemplo, são gestos que o bom motorista jamais cometeria. Dar a vez e respeitar o direito do outro é hábito ao volante. Você faz isso?

BRENDA ALCANTARA/JC IMAGEM
Se você tiver respeito às leis de trânsito e ver as pessoas com prioridade, está no caminho certo - BRENDA ALCANTARA/JC IMAGEM

Trânsito brasileiro mata demais, mutila e custa muito caro

O que define um bom motorista?

Aquele que segue as leis de trânsito e, consequentemente, a segurança viária. Com a experiência ao volante, adquire uma direção segura e fica perfeito. Mas é importante dizer que o bom motorista precisa ser tolerante ao volante. Sempre.

Características do bom motorista

1) Atenção. Atenção. Atenção.
Essa é uma das principais características de um bom motorista.

2) Respeito no trânsito. Saber que todos - motoristas, ciclistas e pedestres - fazem parte dele e precisam interagir bem.

3) Paciência ao volante. É fundamental tê-la. Sendo paciente, o condutor evita confusões e confrontos. Também saberá se proteger de situações adversas e motoristas infratores.

BRENDA ALCANTARA/JC IMAGEM
Em Pernambuco, as colisões com motos são ainda maiores do que na região Nordeste. O Estado gasta, anualmente, R$ 6,1 bilhões com suas vítimas da mobilidade - BRENDA ALCANTARA/JC IMAGEM

4) Segurança
Um condutor seguro é aquele que pratica a direção defensiva e o respeito à vida quando está ao volante. Garante distância segura do veículo da frente, não desobedece placas, sinaliza com antecedência e cuida da manutenção do carro.

Então, você adota as recomendações desta reportagem?

Tags

Autor