Confira como será a nova Ciclofaixa CDU, na Zona Oeste do Recife
Embora pequena, estrutura tem uma lógica acertada ao ligar um terminal de ônibus ao Campus da UFPE
A Prefeitura do Recife começa nesta terça-feira (27/7) a implantar a Ciclofaixa CDU, uma estrutura para bicicletas com três quilômetros e que funcionará na Cidade Universitária, bairro da Zona Oeste da capital. Embora pequena - as últimas estruturas criadas pela prefeitura têm sido assim, inclusive -, a nova ciclofaixa talvez seja um dos equipamentos melhor pensados estrategicamente na capital porque ligará um terminal integrado de ônibus - o TI CDU - e o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
- Recife amplia malha para bicicletas a conta gotas e evita os grandes corredores viários
- Uma ciclofaixa a 300 metros de cada cidadão. Essa é a promessa do Recife no Dia Mundial da Bicicleta
- Veja como se cadastrar no Alerta Bike, programa para recuperar bicicletas roubadas em Pernambuco
- Roubo e furto de bicicletas aumentaram quase 20% em Pernambuco
- Cais José Estelita, no Recife, vai ganhar rota permanente de bicicleta. Conheça o projeto
- Que tal adotar uma bicicleta e ajudar alguém a pedalar?
- Recife poderá ter patrulha para proteger ciclistas e evitar roubo de bicicletas
A Ciclofaixa CDU será estruturada na Rua Antônio Coelho, via que fica entre a BR-101 e a Avenida General Polidoro, a principal do bairro, e a Rua Professor Artur de Sá (a via do Cemitério da Várzea). Começará, inclusive, na Avenida General Polidoro. Depois seguirá pelas Ruas Emiliano Braga, Antônio Coelho e Professor Artur de Sá, seguindo pela Rua Acadêmico Hélio Ramos (que passa por trás do campus e dá acesso ao campus da UFPE). Esse traçado, inclusive, está sendo criticado pelos cicloativistas porque o caminho mais direto seria pela Avenida General Polidoro e, não, pela Rua Antônio Coelho.
SEM BIKE PE
O equipamento, como destacado pela CTTU, vai garantir a intermodalidade para quem deseja acessar a UFPE. A grande dificuldade, entretanto, é que até hoje o Bike PE, sistema de compartilhamento de bicicletas públicas operado pela Tembici e o Itaú, não chegou ao TI CDU, como solicitado pela população. Ainda em 2019, após a entrada em operação do novo terminal, universitários chegaram a fazer uma campanha nas redes sociais para conseguir instalar uma estação do Bike PE no local. Na época, a prefeitura nem falava em ciclofaixa no trecho. Os jovens alegavam que perdiam muito tempo esperando ônibus para chegar ao campus. Também pediam a ampliação das estações na UFPE - que conta com apenas três pontos.
Segundo as pesquisas de origem e destino realizadas pela Prefeitura do Recife, a Ciclofaixa CDU beneficiará 755 ciclistas diariamente. E há a expectativa de que o equipamento também estimule mais pessoas a usar a bicicleta na região. A nova rota fará conexão com as Ciclofaixas Antônio Curado, Jordão Emerenciano e Várzea, já existentes. O equipamento faz parte dos 10 km anunciados pelo prefeito João Campos em maio, que fará o Recife chegar à marca de 160 km de rotas cicláveis até setembro de 2021.
- Bike PE: faz sucesso, mas não expande
- Bicicletas do Bike PE agora são liberadas por QRCode
- Bike PE expande, fica mais caro e perde gratuidade total para estudantes
- Bike PE retoma plano para os estudantes, mas com restrição de gratuidade
- Após dez anos, Bike PE se expande e ganha novas estações nas Zonas Norte e Oeste do Recife
TEMBICI
Sobre a perspectiva de instalação de uma estação do Bike PE no TI CDU, a Tembici informou que está realizando estudos para viabilizá-la. Confira a resposta na íntegra:
"A Tembici esclarece que a Zona Oeste, onde está instalado o TI CDU, foi considerada nos estudos de expansão do sistema Bike PE, mas devido à pandemia e suspensão das atividades presenciais na UFPE, a empresa optou pela implantação de estações em regiões centrais que apresentavam maior demanda e geram maiores conexões com as demais estações do sistema. Contudo, a Tembici reforça que reconhece a importância da conexão com a universidade e o terminal integrado e informa que está realizando estudos para uma possível realocação no local".
MUDANÇAS NO TRÂNSITO
Para viabilizar a implantação da Ciclofaixa CDU será implantado o sentido único de circulação na Rua Antônio Coelho em direção à Avenida Caxangá. A nova circulação passará a valer a partir desta terça (27). Os condutores que desejarem seguir em direção à UFPE poderão utilizar a Rua General Polidoro como rota alternativa. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante os primeiros dias de mudança para orientar os condutores.