COLUNA MOBILIDADE

Confira como será a nova Ciclofaixa CDU, na Zona Oeste do Recife

Embora pequena, estrutura tem uma lógica acertada ao ligar um terminal de ônibus ao Campus da UFPE

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 26/07/2021 às 18:00 | Atualizado em 02/08/2021 às 17:24
Notícia
X

A Prefeitura do Recife começa nesta terça-feira (27/7) a implantar a Ciclofaixa CDU, uma estrutura para bicicletas com três quilômetros e que funcionará na Cidade Universitária, bairro da Zona Oeste da capital. Embora pequena - as últimas estruturas criadas pela prefeitura têm sido assim, inclusive -, a nova ciclofaixa talvez seja um dos equipamentos melhor pensados estrategicamente na capital porque ligará um terminal integrado de ônibus - o TI CDU - e o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Ciclofaixa CDU será estruturada na Rua Antônio Coelho, via que fica entre a BR-101 e a Avenida General Polidoro, a principal do bairro, e a Rua Professor Artur de Sá (a via do Cemitério da Várzea). Começará, inclusive, na Avenida General Polidoro. Depois seguirá pelas Ruas Emiliano Braga, Antônio Coelho e Professor Artur de Sá, seguindo pela Rua Acadêmico Hélio Ramos (que passa por trás do campus e dá acesso ao campus da UFPE). Esse traçado, inclusive, está sendo criticado pelos cicloativistas porque o caminho mais direto seria pela Avenida General Polidoro e, não, pela Rua Antônio Coelho.

YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
A Ciclofaixa CDU será estruturada na Rua Antônio Coelho, via que fica entre a BR-101 e a Avenida General Polidoro, a principal do bairro, e a Rua Professor Artur de Sá (a via do Cemitério da Várzea) - YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

SEM BIKE PE

O equipamento, como destacado pela CTTU, vai garantir a intermodalidade para quem deseja acessar a UFPE. A grande dificuldade, entretanto, é que até hoje o Bike PE, sistema de compartilhamento de bicicletas públicas operado pela Tembici e o Itaú, não chegou ao TI CDU, como solicitado pela população. Ainda em 2019, após a entrada em operação do novo terminal, universitários chegaram a fazer uma campanha nas redes sociais para conseguir instalar uma estação do Bike PE no local. Na época, a prefeitura nem falava em ciclofaixa no trecho. Os jovens alegavam que perdiam muito tempo esperando ônibus para chegar ao campus. Também pediam a ampliação das estações na UFPE - que conta com apenas três pontos.

Segundo as pesquisas de origem e destino realizadas pela Prefeitura do Recife, a Ciclofaixa CDU beneficiará 755 ciclistas diariamente. E há a expectativa de que o equipamento também estimule mais pessoas a usar a bicicleta na região. A nova rota fará conexão com as Ciclofaixas Antônio Curado, Jordão Emerenciano e Várzea, já existentes. O equipamento faz parte dos 10 km anunciados pelo prefeito João Campos em maio, que fará o Recife chegar à marca de 160 km de rotas cicláveis até setembro de 2021.

CTTU
Rota da nova Ciclofaixa CDU - CTTU

TEMBICI

Sobre a perspectiva de instalação de uma estação do Bike PE no TI CDU, a Tembici informou que está realizando estudos para viabilizá-la. Confira a resposta na íntegra:

"A Tembici esclarece que a Zona Oeste, onde está instalado o TI CDU, foi considerada nos estudos de expansão do sistema Bike PE, mas devido à pandemia e suspensão das atividades presenciais na UFPE, a empresa optou pela implantação de estações em regiões centrais que apresentavam maior demanda e geram maiores conexões com as demais estações do sistema. Contudo, a Tembici reforça que reconhece a importância da conexão com a universidade e o terminal integrado e informa que está realizando estudos para uma possível realocação no local".

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Para viabilizar a implantação da Ciclofaixa CDU será implantado o sentido único de circulação na Rua Antônio Coelho em direção à Avenida Caxangá. A nova circulação passará a valer a partir desta terça (27). Os condutores que desejarem seguir em direção à UFPE poderão utilizar a Rua General Polidoro como rota alternativa. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante os primeiros dias de mudança para orientar os condutores.

Tags

Autor