As fotos de Felipe Ribeiro/JC Imagem, feitas na manhã desta segunda-feira (13/9), mostram o estado de abandono da Ponte Iputinga-Monteiro, uma ligação entre a Zona Norte e Zona Oeste do Recife sobre o Rio Capibaribe. A obra foi iniciada ainda em 2012 e paralisada desde 2014. É orçada em R$ 48 milhões, dos quais R$ 10 milhões já foram investidos.
Construção da Ponte Iputinga-Monteiro, parada há sete anos e orçada em R$ 48 milhões, é retomada no Recife. Entenda a importância para a cidade
A Ponte Iputinga-Monteiro é essencial para viabilizar a Terceira Perimetral do Recife, corredor viário fundamental para a circulação da cidade. Não só para os carros, mas principalmente para o transporte público. A ausência da ponte sobre o Rio Capibaribe, ligando os bairros do Monteiro, na Zona Norte, e da Iputinga, na Zona Oeste, amplia distâncias e alonga os percursos tanto para moradores como para passageiros dos ônibus. Além disso, transfere um volume de tráfego para outras vias da cidade que poderia ser evitado com uma conexão direta pela Terceira Perimetral do Recife.
São muitos os desafios do projeto. A Ponte Iputinga-Monteiro é um símbolo do descaso público, do abandono administrativo e político da gestão municipal. E também dinheiro público jogado fora.