COLUNA MOBILIDADE

Bicicletas compartilhadas chegam à comunidade Entra Apulso, na Zona Sul do Recife

Projeto desenvolvido pelos cicloativistas da Ameciclo, o Bota pra Rodar, estimula o uso da bicicleta entre moradores de comunidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 30/06/2022 às 18:27 | Atualizado em 07/07/2022 às 18:54
Notícia
X

Mais uma comunidade pobre do Recife será beneficiada com um sistema de compartilhamento de bicicletas comunitárias. Agora, é a Entra Apulso, uma das ZEIs (Zonas Especiais de Interesse Social) da capital, localizada em meio ao altos prédios do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

A inauguração do projeto - que chega a sua terceira comunidade em sete anos anos de criado - acontece neste sábado (02/7), a partir das 10h. O Bota pra Rodar é uma criação da Ameciclo - a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife - e, no caso da Entra Apulso, está sendo implantado em parceria com o Grupo Escoteiro Cleonildo Paulo da Silva 12/PE, e apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Recife (SMAS).

CONHEÇA o projeto Bota pra Rodar

Que tal adotar uma bicicleta e ajudar alguém a pedalar?

O projeto começa com dez bicicletas disponíveis para o uso livre dos moradores da comunidade, que poderão usar as bikes para se deslocar para trabalho, educação, compras e lazer. As bicicletas foram doadas e passaram por um processo de recuperação feito por voluntários em oficinas de consertos e pintura realizadas pela Ameciclo.

A comunidade passará a coordenar o uso das bicicletas através de um aplicativo do programa. As exigências de cadastro e a decisão de cobrança simbólicas de taxas para utilização das bikes ficam a critério de cada local. No caso da Entra Apulso, o projeto será coordenado pela associação de moradores.

AMECICLO/DIVULGAÇÃO
O Bota pra Rodar existe desde 2015 e tem como proposta a criac?a?o de um sistema comunitário de compartilhamento de bicicletas, pensado em conjunto com as comunidades e gerido por elas - AMECICLO/DIVULGAÇÃO

ENTENDA O SISTEMA DE BICICLETAS

O Bota pra Rodar existe desde 2015 e tem como proposta a criacao de um sistema
comunitário de compartilhamento de bicicletas, pensado em conjunto com as
comunidades e gerido por elas, de forma a atender as proprias necessidades.

DIVULGAÇÃO/AMECICLO
Projeto Bota pra rodar, da Ameciclo, chega à Comunidade Entra Apulso, na Zona Sul do Recife - DIVULGAÇÃO/AMECICLO

Várias etapas antecedem a implantação do projeto. Primeiro, há uma campanha de doação das bicicletas, depois acontece a integração comunitária, as oficinas de formação de mecânica e empreendedorismo, fechando com as rodas de diálogo sobre direito à cidade.

Atualmente, o projeto está presente no bairro da Ilha do Retiro, na comunidade
de Caranguejo Tabaiares, através de articulação com a Biblioteca Comunitária Caranguejo
Tabaiares e o Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste; e na Vila Santa Luzia, no bairro da
Torre, em parceria com o Cepas - Centro De Ensino Popular e Assistência Social de
Pernambuco Santa Paula Frassinetti.

AMECICLO/DIVULGAÇÃO
Inauguração do terceiro sistema comunitário de bikes acontece neste sábado (02/7) - AMECICLO/DIVULGAÇÃO

Tags

Autor