Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Uber e 99 Moto: o que dizem os usuários do serviço que está crescendo

Quem usa admite medo dos sinistros de trânsito, mas alega que valores compensam

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 12/06/2022 às 7:30 | Atualizado em 13/06/2022 às 11:19
Recife e muitas outras cidades assistem ao avanço do serviço sem esboçar reações. A capital pernambucana diz estar de mãos atadas devido à uma ação judicial que beneficiou o serviço de carro da 99 - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Pelo menos no caso dos clientes ouvidos pela reportagem, a maioria usa o Uber Moto e o 99 Moto com receio por ter conhecimento dos perigos que a motocicleta representa no trânsito brasileiro. Mas fazem uso porque é mais barato. E a maioria desconhece que o serviço é irregular aos olhos da gestão da mobilidade da cidade - ou pelo menos era em 2021.

“Pego porque é mais barato. Só por isso. Usei duas vezes, mas confesso que tenho medo e, se não fosse o preço menor, não usaria”, admite a cuidadora de idosos, Wilma Silva, 40 anos. Carlos Henrique Ferreira, jornalista, começou a usar o serviço há, aproximadamente, dois meses e gosta. É adepto do 99 Moto. O medo citado pela cuidadora, no caso dele, é compensado pelo valor mais baixo.

“Principalmente quando o preço está dinâmico. A diferença é muito grande. Já vi ser de R$ 10 a R$ 12. A moto chega mais rápido que o carro quando solicitada e faz a viagem mais rápido também quando tem muito trânsito. Tenho muitos conhecidos que começaram a usar este ano”, relata.

Uber e 99 Moto: a explosão do serviço que você nem sabe que é proibido

Uber e 99 Moto: os perigos do serviço de aplicativo que está crescendo no País

Uber e 99 Moto: o que diz a Prefeitura do Recife sobre o serviço

Uber e 99 Moto: confira os argumentos de legalidade das plataformas para operar o serviço

Sobre a segurança, Carlos Henrique diz que uma única vez pegou um motoqueiro que corria um pouco, mas ao pedir que desacelerasse, foi atendido sem problemas. “Eles trazem o capacete e dirigem com cuidado. Agora, de fato, se tivéssemos um transporte público melhor, não estaria no serviço de moto por aplicativo”, aproveita para criticar.

Em abril de 2021, a Prefeitura do Recife, via Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), foi enfática em afirmar que o Uber Moto, serviço de transporte remunerado de passageiros por aplicativo operado com motocicletas, seria ilegal na cidade - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Muitos motociclistas de app, inclusive, acumulam as funções do transporte de passageiros com o de delivery. Além de usuário dos apps por moto há pelo menos sete meses e aprovar o serviço, o estudante Jeffrey Vila Nova, 28 anos, viveu uma situação inusitada ao viajar na garupa com a “bag” de entrega do motociclista nas costas.

“Tive que fazer a corrida com ela. O motociclista que me atendeu precisou rodar pelo app para complementar a renda do dia porque o movimento estava fraco no restaurante em que trabalhava. Eu compreendi e foi tranquilo”, conta, admitindo que gosta do serviço.

“Eu não diria que tenho medo, mas receio porque sei que o único equipamento de proteção numa moto é o capacete. Por isso, os riscos de se ferir são maiores. Mas uso pelo preço, que é bem menor , e até agora dei sorte com os motociclistas”, diz.

Entre os próprios motoristas de aplicativo, a desconfiança é grande. Os condutores ouvidos pela coluna foram enfáticos em afirmar que, como passageiros, não usariam o serviço de transporte por motos. A razão: a segurança.

A maioria ainda não, mas alguns já veem as motos como concorrentes. “A diferença é que as motos só levam um passageiro e isso pesa. Assim como os dias de chuva. Mas se crescer demais, vai sim tirar nosso passageiro, sem dúvida”, afirma o motorista de aplicativo Leonardo Freire, que roda na Uber desde o início da operação da empresa no Recife.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS