O Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta sexta-feira (19/8), será de promessas para quem usa a bicicleta no Recife. A gestão municipal anuncia a implantação de mais três rotas cicloviárias nas Zonas Oeste e Norte, e na área central da cidade.
Juntos, os três equipamentos não somam dois quilômetros de extensão, vale ressaltar. Mas, mesmo aos poucos, a cidade amplia a malha cicloviária.
A Prefeitura do Recife pega carona na data comemorativa, mas as rotas só serão entregues em outubro - é a previsão. Serão três ciclofaixas, equipamentos que garantem a segregação apenas parcial entre o ciclista e o tráfego de veículos.
CONFIRA o traçado da Ciclofaixa Francisco Trindade, na Zona Norte:
Ciclo Francisco Trindade by Roberta Soares on Scribd
As três novas rotas são as Ciclofaixas Emiliano Braga, na Zona Oeste; Francisco Trindade, na Zona Norte; e Padre Inglês, na área central.
- Dia Mundial da Bicicleta: 42% dos brasileiros não sabem pedalar e maioria não tem bike, aponta pesquisa
- Bicicletas: Recife é a sétima capital brasileira em ciclofaixas e ciclovias do País. Confira o ranking
- Bicicletas: Brasil tem pouco mais de 4 mil km de ciclofaixas e ciclovias. Confira
- Bicicletas: desafio das capitais ainda é grande em relação à malha de ciclofaixas e ciclovias
Mesmo diante da pequena extensão dos novos equipamentos, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) pontua que as novas ciclofaixas farão conexões com estruturas já existentes e soma essas ligações.
CONFIRA o traçado da Ciclofaixa Emiliano Braga, na Zona Oeste:
Ciclo Emiliano Braga by Roberta Soares on Scribd
“Com a Ciclofaixa Emiliano Braga, serão 90,31 km conectados entre a Zona Sul e a Zona Oeste. O equipamento vai ligar as rotas Antônio Curado e CDU, na Várzea”, explica a Autarquia.
“Já a Ciclofaixa Francisco Trindade, em Campo Grande, vai se conectar à ciclofaixa Correia de Brito e ao Eixo Cicloviário Camilo Simões. E a Ciclofaixa Padre Inglês vai se conectar ao equipamento da Rua João Fernandes Vieira, Rota Boa Vista, e seguirá até a imediação da Avenida Conde da Boa Vista”, soma.
Confira o traçado da Ciclofaixa Padre Inglês, na área central:
Ciclo Padre Inglês (2) by Roberta Soares on Scribd
No caso do equipamento da Zona Oeste, a Rua Emiliano Braga passará a ter o sentido único de circulação em direção à BR-101 para garantir a segurança viária na ciclofaixa.
OUTRAS AÇÕES PROMETIDAS
A Prefeitura do Recife também promete realizar a manutenção de 20 km de ciclofaixas, implantar 300 novos paraciclos, substituir 70 focos semafóricos para ciclistas e implantar 30 novos equipamentos.
Atualmente, o Recife possui 169 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que representa um aumento de mais 600% desde 2013, quando havia 24 km.