* Matéria atualizado às 14h40
O Túnel Felipe Salgado, mais conhecido como Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife e onde uma mulher de 81 anos morreu afogada, está liberado ao tráfego. O equipamento estava interditado desde o dia 17 de julho, mas o isolamento precário permitiu que a idosa morresse afogada no local 17 dias depois.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), os técnicos conseguiram restabelecer provisoriamente as instalações elétricas, permitindo que as bombas voltassem a funcionar. O furto das ligações e bombas elétricas do sistema de drenagem provocou o alagamento e a consequente interdição.
A solução, no entanto, é paliativa.
Segundo o DER-PE, o túnel passará por uma requalificação estrutural necessária após o último alagamento e o passivo de problemas do equipamento. Mas o projeto ainda está sendo concluído.
A intervenção prevê um novo sistema elétrico, com instalações embutidas, iluminação, câmeras de vigilância, manutenção do sistema hidráulico, pavimentação e sinalização.
Afogamento no Túnel do Jordão: perícia indica que motorista entrou no alagamento
A previsão é de que o projeto seja finalizado em até 10 dias. Após essa etapa, será lançada a licitação das obras definitivas.
Desde o afogamento da mulher de 81 anos, no dia 3 de agosto, o Túnel do Jordão ganhou um isolamento adequado, que impede a população de querer furá-lo, como aconteceu.
A sinalização de segurança no local foi reforçada com a implantação de mais barreiras de concreto nos dois lados das pistas para evitar o acesso de veículos à parte inferior do equipamento.
A perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Pernambuco (IC) confirmou que a causa da morte da mulher foi afogamento e que ela teria entrado no alagamento do túnel. Ou seja, não houve um sinistro de trânsito, por exemplo, que contribuiu para o episódio.
Segundo a perícia, o carro, que era automático, estava em posição "D". Ou seja, um indicativo de que a condutora entrou na água em movimento. A placa dianteira também estaria ligeiramente levantada ("arrebitada, como explicou a perícia"), outro sinal de que a mulher optou por acessar o túnel.
Diante do que encontrou, a perícia entendeu que não houve um capotamento. O carro teria boiado com a quantidade de água e tombado pela lateral.
O Túnel do Jordão tem dez anos de construído e já teve outros problemas estruturais, como a falha de execução da laje superior que provocou a interdição por meses. O equipamento fez parte das obras de triplicação da Estrada da Batalha, executada em 2012 pelo governo de Pernambuco.
Para quem não sabe, o Túnel do Jordão é fundamental para a conexão da periferia da Zona Sul do Recife com a PE-08, a Estrada da Batalha, ligando o Recife a Jaboatão dos Guararapes. A Estrada da Batalha é um importante corredor que dá acesso à BR-101, na saída sul do Grande Recife.
Toda a operação e manutenção do Túnel do Jordão, assim como da Estrada da Batalha, são feitas pelo DER-PE. A CTTU/Recife cuida da circulação no equipamento e é o órgão que garantiu ter isolado a área quase duas horas antes do afogamento. Apesar de o DER-PE afirmar que o isolamento acontecia desde 0 dia 17 de julho.