ELEIÇÕES 2022 - DESAFIOS

ELEIÇÕES 2022: conheça as propostas para a mobilidade urbana dos candidatos ao governo de Pernambuco

As promessas, como sempre, são mais genéricas do que detalhadas, e não apresentam especificações financeiras e técnicas que poderiam validá-las. Mas é o que o eleitor terá

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 28/08/2022 às 9:40
MOSAICO COM IMAGENS DE DIVULGAÇÃO
Os cinco candidatos ao governo de Pernambuco mais bem colocados abordam o que pretendem fazer e agir diante dos desafios da mobilidade urbana e da infraestrutura do Estado - FOTO: MOSAICO COM IMAGENS DE DIVULGAÇÃO
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Acreditar em promessa política tem sido tarefa difícil nos tempos atuais. Quando olhamos o histórico da nação, vemos que muitas delas não são cumpridas. Sabemos disso. Mas, mesmo assim, essas promessas precisam ser feitas e divulgadas.

Depois de abordar os desafios que o futuro governador de Pernambuco terá de enfrentar na mobilidade urbana, com a série de reportagens Eleições 2022, a Coluna Mobilidade mostra o que os candidatos ao governo do Estado planejam para o setor, caso sejam eleitos em outubro.

As promessas, como sempre, são mais genéricas do que detalhadas, e não apresentam especificações financeiras e técnicas que poderiam validá-las. Mas é o que o eleitor terá.

Os cinco candidatos ao governo de Pernambuco mais bem colocados abordam o que pretendem fazer e agir diante dos desafios da mobilidade urbana e da infraestrutura do Estado, que impactam na vida de todos os pernambucanos.

Transporte público, malha rodoviária e Metrô do Recife estão entre os temas. Confira:

ATENÇÃO: a ordem das propostas seguiu o critério de envio pelas assessorias de campanha. E o espaço reservado foi de acordo com a extensão do material encaminhado.

JANAÍNA PEPEU/DIVULGAÇÃO
Candidata ao governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) - JANAÍNA PEPEU/DIVULGAÇÃO
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Candidata ao governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) - GUGA MATOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Candidata ao governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) - GUGA MATOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Candidata ao governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) - GUGA MATOS/JC IMAGEM

RAQUEL LYRA (PSDB) E PRISCILA KRAUSE (CIDADANIA)

TRANSPORTE PÚBLICO

A candidata propõe desenvolver o Plano de Transporte da Região Metropolitana do Recife, em parceria com as prefeituras e secretarias dos 14 municípios. Essa é a aposta para melhorar o transporte público no Grande Recife.

Na prática, seria fazer o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) funcionar na prática, no sentido literal de “consórcio” da RMR. Desde que foi criado, há onze anos, o CTM nunca conseguiu cumprir esse papel, cabendo ao Estado, sozinho, o ônus da gestão de um sistema que movimenta R$ 1 bilhão por ano.

CONFIRA a série ELEIÇÕES 2022 - DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA:

BILHETE ÚNICO

A promessa é implantar o Bilhete Único nos ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), unificando a tarifa dos coletivos e do metrô e definindo critérios claros para os futuros reajustes. Ou seja, a RMR teria, de fato, apenas um Anel. Atualmente, ainda são três e o passageiro lindeiro do metrô paga mais caro: R$ 4,25.

AR-CONDICIONADO

Promete ampliar a oferta de ônibus e micro-ônibus com ar-condicionado em Pernambuco, através de um programa de acesso ao crédito para a modernização da frota do transporte público. Sem mais detalhes.

FINANCIAMENTO

Raquel Lyra também promete criar alternativas de financiamento e novas fontes extra tarifárias para o transporte público - assunto que vem ganhando força no País e já é praticado há décadas em sistemas no mundo. Mas não explica quais seriam essas fontes.

DAY SANTOS/JC IMAGEM
Destruição do BRT no Grande Recife também é assunto nas Eleições 2022 - DAY SANTOS/JC IMAGEM

VEM SOCIAL

Promete revisar os critérios do Programa Transporte Social (VEM Social), estendendo o acesso gratuito e temporário ao transporte público aos moradores da RMR desempregados ou vivendo em situação de extrema pobreza.

O VEM Social já beneficia desempregados, mas há diversos critérios para eles serem aceitos. A proposta é ampliar esse atendimento e incluir aqueles em extrema pobreza. ENTENDA O VEM SOCIAL.

SISTEMA BRT

A candidata também promete melhorar a qualidade do BRT. De forma genérica, promete: requalificar os corredores, melhorar a frequência de oferta do serviço, além de modernizar e expandir as estações.

Para isso, diz que vai fiscalizar o contrato de PPP dos 26 terminais integrados e das 44 estações de BRT em curso - o que é obrigação do Estado, gestor do contrato, é importante pontuar.

MOBILIDADE ATIVA

A promessa é bem genérica: “Fomentar a mobilidade ativa, acessível e sustentável nas cidades de Pernambuco, apoiando a elaboração de Planos de Mobilidade Urbana pelos municípios”. Vale lembrar que a elaboração dos PMU viraram quase uma “lenda urbana” no País e em Pernambuco. 

ALEXANDRE GONDIM/ACERVO JC IMAGEM
Sem recursos suficientes para garantir o custeio do sistema,Metrô do Recife sofre paralisações quase que diárias devido ao sucateamento. Virou assunto fundamental nas Eleições 2022 - ALEXANDRE GONDIM/ACERVO JC IMAGEM

METRÔ DO RECIFE

Raquel Lyra promete que a situação do Metrô do Recife será “uma prioridade que estará na mesa da governadora a partir do dia 1º de janeiro”. Mas não deixa claro se assumirá a estadualização ou defenderá que o sistema siga sob gestão federal.

“Vamos promover a regularização dos serviços do Metrô do Recife, pois, do jeito que está, não é possível continuar. Irei pessoalmente negociar a solução com o governo federal”, afirma.

CONFIRA mais da série ELEIÇÕES 2022 - DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA:

“O metrô hoje atende 160 mil pessoas todos os dias e passa por quatro cidades da Região Metropolitana. Quatro cidades. A passagem é cara, os trens vivem atrasando, quebrando e andam superlotados”, segue.

“Não dá mais para continuar desse jeito. Nós vamos botar os trens pra rodar. Menos da metade está rodando, tem até cemitério de trem em Jaboatão. O trabalho tem que ter começo, meio, e ser contínuo”, finaliza.

INFRAESTRUTURA

A promessa é criar o programa “Pernambuco no Caminho Certo”, investindo na requalificação e expansão de estradas e rodovias, incluindo a pavimentação de estradas vicinais em parceria com os municípios.

Promete concluir a duplicação da BR-104, entre Caruaru e Taquaritinga do Norte (Agreste); requalificar a BR-232 e ampliar a duplicação até Arcoverde (Sertão) para facilitar o escoamento da produção das duas regiões.

Sobre o Arco Metropolitano, promessas de que vai fazê-lo, mas sem explicar como resolver a polêmica do traçado do Trecho Norte (Lote 1). Diz apenas que irá garantir a conservação da Área de Proteção Ambiental estadual Aldeia-Beberibe (APA-Beberibe).

Hermes Costa Neto/Divulgação
Anderson Ferreira (PL), candidato ao governo de Pernambuco - Hermes Costa Neto/Divulgação
Anderson Ferreira
Anderson Ferreira (PL), candidato ao governo de Pernambuco - Anderson Ferreira
DIVULGAÇÃO
Anderson Ferreira (PL), candidato ao governo de Pernambuco - DIVULGAÇÃO
Anderson Ferreira
Anderson Ferreira (PL), candidato ao governo de Pernambuco - Anderson Ferreira

ANDERSON FERREIRA (PL) E IZABEL URQUIZA (PL)

MOBILIDADE E GESTÃO URBANA

O candidato pretende investir em infraestrutura, priorizando a conclusão das obras inacabadas. Entre elas, concluir as obras das estações de BRT e dos terminais integrados, e requalificar os terminais rodoviários intermunicipais.

Também fala em alinhar as ações do governo ao Programa de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), sem mais detalhes. Assim foi repassado pela assessoria da campanha.

ESTRADAS

No pacote de promessas, Anderson Ferreira fala em requalificar a BR-232 e duplicar a BR-104 até Taquaritinga do Norte (Agreste).

Diz que irá viabilizar o projeto do Arco Metropolitano e de um mini arco em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Também cita a requalificação da PE-15, cujo projeto está sendo licitado pelo governo de Pernambuco atualmente, vale ressaltar.

E em alinhar as ações do governo do Estado ao Plano Nacional de Logística 2035 (PNL), da Estatal Federal Empresa de Planejamento e Logística S/A.

METRÔ DO RECIFE

Sobre a crise do Metrô do Recife, o candidato não foi muito claro. Diz que vai assumir o problema, “colocá-lo no colo”, e buscar parcerias e o diálogo com o governo federal para apresentar propostas e resultados.

Mas não fala se é a favor da estadualização do sistema e de uma concessão pública para a iniciativa privada. Vale lembrar que, desde 2021, o comando do Metrô do Recife está nas mãos de uma pessoa ligada e indicada pelo candidato.

DAY SANTOS/JC IMAGEM
Miguel Coelho (União Brasil), candidato ao governo de Pernambuco - DAY SANTOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Miguel Coelho (União Brasil), candidato ao governo de Pernambuco - GUGA MATOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Miguel Coelho (União Brasil), candidato ao governo de Pernambuco - GUGA MATOS/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Miguel Coelho (União Brasil), candidato ao governo de Pernambuco - DAY SANTOS/JC IMAGEM

MIGUEL COELHO (UNIÃO BRASIL) E ALESSANDRA VIEIRA (UNIÃO BRASIL)

PROJETOS

Miguel Coelho defende que o Estado tenha autonomia para a gestão do sistema de mobilidade e, por isso, propõe resgatar o papel do Estado no planejamento com a construção de uma robusta carteira de projetos nos diversos modais.

TRANSPORTE PÚBLICO

Propõe a ampliação do sistema integrado de transporte público na Região Metropolitana do Recife e adoção do modelo de integração por horário - uma espécie de Bilhete Único como o adotado em SP e RJ, por exemplo.

Também defende a cobrança de tarifas na RMR por trecho de percurso, ou seja, o passageiro paga pela distância percorrida no transporte.

E a integração do transporte complementar de algumas cidades do Grande Recife ao sistema de transporte público, além da criação de novas vias exclusivas de integração da RMR com as outras regiões do Estado. Mas sem dar muitos detalhes sobre esses projetos.

METRÔ DO RECIFE

O candidato Miguel Coelho é o que tem a posição mais clara sobre o problema que virou o Metrô do Recife. Defende a estadualização do sistema para, em seguida, realizar a concessão pública para a iniciativa privada. A partir daí, estimular a expansão da rede metroviária.

INFRAESTRUTURA

Miguel Coelho também promete implementar o Arco Metropolitano para desafogar o acesso aos centros urbanos da Região Metropolitana e melhorar o escoamento da produção. E defende a construção de um ramal ferroviário entre o Porto de Suape e o polo industrial da Mata Norte como solução para a logística e o transporte de cargas. Esse ramal ferroviário complementaria a obra do Arco Metropolitano para facilitar o transporte de passageiros.

Promete lançar um programa permanente de recuperação e manutenção das estradas. Pretende duplicar 300 quilômetros de estradas mais movimentadas do Estado, entre elas as BRs 104, 423, 235 e 316 (entre Ouricuri e Araripina) e as PEs 90, 50, 60, 45, 40, 22 e 42.

A PE-90, entretanto, já está no pacote de concessões que a gestão do PSB está para licitar. Promete, ainda, duplicar a BR-232 entre São Caetano e Custódia, no Sertão.

Promete, também, viabilizar a conclusão da ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape e a implementação de ramais ferroviários para interligar o polo industrial da Mata Norte e do Litoral Norte à Transnordestina até Suape.

Divulgação
Candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) - Divulgação
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) - GUGA MATOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) - GUGA MATOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) - GUGA MATOS/JC IMAGEM

MARÍLIA ARRAES (SOLIDARIEDADE) E SEBASTIÃO OLIVEIRA (AVANTE)

TRANSPORTE PÚBLICO

Para a Região Metropolitana do Recife, a proposta de Marília Arraes é instituir o Bilhete Único. A equipe técnica do programa de governo estaria estudando fontes alternativas de financiamento e dialogando com diversos atores sobre o tema.

METRÔ DO RECIFE

A candidata promete empenho para resolver a situação do Metrô do Recife e a estadualização seria uma alternativa a ser analisada. Mas desde que “não cause prejuízo para o Estado”, pondera.

Alega que, em qualquer formato que o Estado venha a assumir o sistema, será necessário realizar a recuperação dos equipamentos e um estudo para definir como viabilizá-lo. Esse estudo, para quem não sabe, é o que foi elaborado pelos técnicos do BNDES e da Seplag PE, mas engavetado pessoalmente pelo governador Paulo Câmara.

BR-232

Para a BR-232, as prioridades elencadas pela candidata serão concluir as obras de triplicação, recuperar os trechos degradados e melhorar a manutenção. Sem mais detalhes.

ARCO METROPOLITANO

Marília Arraes promete procurar o governo federal para construir uma saída para destravar o projeto do Arco Metropolitano.

“O Arco Metropolitano é fundamental para o futuro de Pernambuco. O trecho urbano da BR-101 já virou uma via urbana e não faz sentido obrigar o transporte de cargas que vai seguir para Suape ou para outros estados a entrar no Recife”, diz, também sem mais detalhes.

INFRAESTRUTURA

O plano de governo de Marília Arraes prevê a apresentação de um plano de recuperação das estradas estaduais, que inclui a conclusão das obras já iniciadas, a recuperação de estradas deterioradas e a expansão da malha viária.

Também será apresentado um programa permanente de conservação das rodovias, com contratos de longo prazo para garantir a manutenção.

ARTES JC
Danilo Cabral - ARTES JC
Marcus Mendes
Danilo Cabral (PSB), candidato ao governo de Pernambuco - Marcus Mendes
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Danilo Cabral (PSB), candidato ao governo de Pernambuco - GUGA MATOS/JC IMAGEM

DANILO CABRAL (PSB) E LUCIANA SANTOS (PC do B)

A chapa não encaminhou as propostas. Infelizmente.

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