A cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, recebeu R$ 127,9 milhões do governo de Pernambuco para investir em infraestrutura. No pacote, obras que vão beneficiar a população da cidade - o que importa. Algumas novas, outras prometidas há mais de 20 anos.
Entre elas, a terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização da Avenida Senador Nilo Coelho, em Peixinhos, conhecida como IV Perimetral. A intervenção é fundamental para a ampliação do restrito sistema viário de Olinda porque se conectará com a II Perimetral Metropolitana Norte/Via Metropolitana Norte, obra que se arrasta na cidade há mais de dez anos.
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A urbanização da Avenida Senador Nilo Coelho, juntamente com os quatro quilômetros da Estrada Lígia Gomes da Silva - que leva à Zona Rural do município -, custará R$ 12 milhões.
Segundo a Prefeitura de Olinda, a Via Metropolitana Norte receberá serviços de pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação e paisagismo nos trechos das vias marginais ao Canal do Fragoso, e alargamento e revestimento do canal no trecho do Maxxi Atacado até a ponte de Rio Doce.
As ordens de serviço para as obras foram assinadas nesta sexta-feira (2/9) pelo governador Paulo Câmara, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Tomé Franca.
O investimento mais alto será no Canal do Fragoso, no bairro do Fragoso. Serão investidos R$ 102,9 milhões no alargamento e revestimento do equipamento, que tem efeito direto na drenagem da cidade nos períodos de chuva e segue numa obra atrasada e interminável, sob execução do Estado. A II Perimetral Metropolitana Norte/Via Metropolitana Norte faz parte do projeto do Fragoso.
“A perimetral é um acesso muito importante para quem mora em Itapissuma, Itamaracá para o Recife. Essa parceria com o Estado vem se estreitando ainda mais e quem ganha com isso é a população de Olinda”, ressaltou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.
O Canal do Fragoso passará a ter 45 metros de comprimento. Também serão construídas vias marginais. E, como explica a Seduh, o novo aporte financeiro permitirá que o Estado finalize o serviço.
“Iremos dar mais um passo para a conclusão da obra. Faremos mais um quilômetro de canal, do Maxxi Atacado à Ponte de Rio Doce", destaca o diretor presidente da Cehab, Bruno Lisboa. O órgão é vinculado à Seduh e irá executar as obras assinadas nesta sexta-feira.
Trabalhos sob responsabilidade do Estado tiveram início em setembro de 2013, com gasto estimado de cerca de R$ 500 milhões, mas apenas um trecho foi entregue.
Ainda foi firmado um convênio com a Prefeitura de Olinda para o revestimento de encostas e taludes com geocomposto de PVC, ao custo de R$ 12,9 milhões. Serão beneficiados os bairros de Jardim Fragoso, Alto Nova Olinda, Águas Compridas, Caixa D’ água e Córrego do Abacaxi.
Segundo o governo de Pernambuco, todas ações estão com recursos garantidos e devem iniciar em breve.
A Prefeitura de Olinda ainda assinou um convênio com o governo do Estado para a melhoria na infraestrutura cicoloviária da cidade. A previsão é de um repasse de R$ 1,2 milhão para implantação de 2,7km de ciclovia ligando a PE-15 à orla, além de 4,5 km de ciclofaixa de lazer e sinalização na Avenida Chico Science.
Também está prevista a aquisição de 44 paraciclos - estrutura utilizada para fixação das bicicletas em 22 pontos nos seguintes bairros: Águas Compridas, Bairro Novo, Varadouro, Casa Caiada, Rio Doce, Jardim Atlântico, Jardim Brasil, Salgadinho e Sítio Novo. Por conta da legislação eleitoral, o valor só será liberado em novembro, após as eleições. A estimativa é de que em até três meses, após a liberação do recurso, todo projeto poderá ser concluído.