Agora vai. Uma das rodovias estaduais mais urbanas e deterioradas da Região Metropolitana do Recife vai ser requalificada. A reconstrução e reurbanização da PE-15 teve a ordem de serviço assinada pelo governador Paulo Câmara nesta quinta-feira (15/9). Serão investidos R$ 175,5 milhões em obras com prazo de conclusão em dois anos.
A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento. A PE-15 liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul.
Já a BR-101 Norte corta Abreu e Lima e Igarassu. Quase 1 milhão de pessoas vivem nas quatro cidades e serão beneficiadas pela iniciativa. No total, serão requalificados 24 quilômetros de rodovias.
CONFIRA a degradação da PE-15:
A obra será dividida em duas partes. A primeira etapa contempla o trecho entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado Abreu e Lima, no limite entre Paulista e Abreu e Lima. E a segunda etapa começa a partir do TI Abreu e Lima e segue até o TI Igarassu, em Igarassu, pela BR-101.
"Nós vamos requalificar a rodovia por completo, desde Olinda até Igarassu, dando condições a todos que transitam diariamente na via, incluindo pedestres, ciclistas, veículos de passeio e transportes coletivos e de carga”, afirmou o governador Paulo Câmara.
O projeto pretende qualificar, urbanizar e inserir a PE-15 nas cidades cortadas por ela. E, tudo isso, com mais protagonismo para o pedestre e o ciclista. É uma tentativa de transformá-la em uma rodovia um pouco mais humanizada. Esse conceito, no entanto, vale apenas para a PE-15. A BR-101 terá apenas a pista central recuperada.
O valor da obra aumentou porque o Estado resolveu intervir também na pista central da BR-101 Norte, entre os Terminais Integrados de Abreu e Lima e Igarassu.
Dos 24 quilômetros de rodovias requalificadas, 13,5 quilômetros serão na PE-15 e outros 10,5 quilômetros na BR-101 Norte. A PE-15 ficará com a maior parte dos recursos: R$ 155 milhões, enquanto a BR-101 responderá pelos R$ 25 milhões restantes.
“A rodovia PE-15 terá não só um novo pavimento, mas também acessibilidade, iluminação pública, ciclovia e paisagismo. Além disso, contará com equipamentos de lazer e de esportes, como praças, e arborização”, explicou a secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista, responsável pela obra.