A requalificação da Estação Derby do BRT Leste-Oeste, na área central do Recife, deverá provocar confusão no trânsito da região e, principalmente, na Avenida Agamenon Magalhães, pulmão viário da capital e por onde circulam 105 mil veículos por dia nos dois sentidos. Por isso, os motoristas devem estar atentos à circulação neste sábado (22/10) e, principalmente, na segunda-feira (24), dia útil.
A reforma da estação exigirá a interdição das faixas de rolamento próximas ao equipamento, uma em cada lado, o que restringirá em 50% o espaço viário entre a Praça do Derby. Por isso, a principal recomendação da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) é que os motoristas que se dirigem à Zona Oeste da cidade pelo Derby optem por utilizar a Rua Joaquim Nabuco (ao lado do Hospital da Restauração) como rota alternativa.
TERMINAIS INTEGRADOS: gestão privada começa a apresentar resultados
"Orientamos que, especialmente na segunda-feira, os motoristas saiam de casa com antecedência porque é esperado um volume mais intenso de veículos devido à obra na Praça do Derby”, orienta Heitor Ferraz, gerente de Operações da CTTU.
“Quem estiver na Agamenon Magalhães em direção à Madalena poderá utilizar a Rua Joaquim Nabuco. Estaremos com o efetivo de agentes de trânsito reforçado no entorno para evitar práticas como a de fechar cruzamentos, o que atrapalha a mobilidade das pessoas", alerta.
A circulação no sentido subúrbio-Centro não deverá ser afetada - pelo menos na teoria - porque o trecho da Praça do Derby é exclusivo para ônibus nesta direção. Os veículos particulares têm como rota as Ruas Jenner de Souza e Henrique Dias.
- Calor no BRT: confira as primeiras estações que voltarão a ser refrigeradas no Grande Recife
- Resgate do BRT é obrigação moral do futuro governador com o passageiro
- ELEIÇÕES 2022: passagens de ônibus e BRTs serão gratuitas no primeiro turno. Confira em quais cidades
- Confira a série de reportagens A Morte do BRT
DURAÇÃO DAS OBRAS
A requalificação da Estação Derby de BRT tem previsão de durar, pelo menos, 30 dias (15 para cada módulo do equipamento), segundo a Nova Mobi Pernambuco, empresa que assumiu desde o início de 2022 a gestão dos 26 Terminais Integrados (TIs) e das 44 estações de BRT do Grande Recife.
OPERAÇÃO DO BRT SERÁ MANTIDA
A Nova Mobi Pernambuco e o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) garantiram que a requalificação da estação não afetará a operação do BRT. Isso porque a reforma será dividida em duas etapas.
- Estações de BRT do Grande Recife agora têm BBB para evitar vandalismo e invasões
- Estações de BRT do Grande Recife voltarão a ser refrigeradas ao custo de R$ 4 milhões
- Rio de Janeiro vai substituir BRTs por VLTs. É a VLTzação de um sistema em crise no Brasil
- Os dois lados da VLTzação dos BRTs proposta pelo Rio de Janeiro. O Brasil vai copiar?
A Estação Derby do BRT, assim como a da Avenida Guararapes e as da Avenida Conde da Boa Vista, tem dois módulos. Quando as obras estiverem em uma área, a operação ocorrerá na outra.
A previsão é de que os trabalhos sejam feitos entre os dias 22/10 e 15/11 em um dos módulos, e de 19/11 a 13/12 no outro.
Todas as seis linhas do BRT Leste-Oeste que realizam embarque e desembarque na unidade continuarão fazendo o atendimento normalmente.
São elas:
2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)
2043 – TI CDU/TI Joana Bezerra (Parador)
2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)
2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
2480 – TI Camaragibe/Derby
Toda iluminação interna será recuperada, inclusive com a troca por lâmpadas led.
Comentários