COLUNA MOBILIDADE

BICICLETA DE GRAÇA PARA VOTAR: bikes compartilhadas têm viagens grátis neste domingo (30). Veja onde e como usar

O sistema estará disponível para uma viagem de ida e volta, das 7h às 19h, nos cinco estados brasileiros onde está presente

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes, Roberta Soares

Publicado em 28/10/2022 às 19:26 | Atualizado em 29/10/2022 às 10:16
Notícia
X

Com o objetivo de facilitar o deslocamento das pessoas no próximo domingo, quando acontece o 2º turno das eleições no Brasil, a Tembici, que opera o sistema de bicicletas compartilhadas em cinco Estados brasileiros, irá disponibilizar o serviço de forma gratuita para a população.

Para utilizar o serviço, os usuários deverão baixar o app bike Itaú ou Tembici - a depender da cidade - e utilizar o cupom VOTEDEBIKE. Através dele, é possível destravar as bicicletas durante o dia de eleição.

O sistema estará disponível para uma viagem de ida e volta, das 7h às 19h, em todas as praças que contam com a presença do projeto no domingo, 30/10.

 

A promoção, entretanto, só vale para quem ainda não tem planos adquiridos no sistema. E, pelo menos no caso do Recife e Olinda, as Ciclofaixas de Lazer não estarão operando neste domingo de segundo turno, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que é um desestímulo ao uso das bikes.

DAY SANTOS / JC IMAGEM
Para utilizar o serviço, os usuários deverão baixar o app bike Itaú ou Tembici - a depender da cidade - e utilizar o cupom VOTEDEBIKE. Através dele, é possível destravar as bicicletas durante o dia de eleição - DAY SANTOS / JC IMAGEM

Onde tem bicicleta de graça na eleição?

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 70 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

PASSE LIVRE NAS ELEIÇÕES:

A oferta de transporte público de graça nas Eleições 2022 virou um sucesso nacional, principalmente para o segundo turno. Levantamento de entidades que lutam pela prática como política de inclusão social - muito além das estratégias eleitorais - aponta que já são 335 cidades que não cobrarão a tarifa dos passageiros neste domingo (30/10).

A expectativa é de que 98,2 milhões de pessoas sejam beneficiadas. E, o que é mais gratificante sob a ótica da desigualdade social, todas as 27 capitais do País aderiram ao movimento. Até mesmo São Paulo, que resistiu à medida o quanto pôde, cedeu. E incluiu, além dos ônibus, o transporte sobre trilhos. Os metrôs e trens, vale ressaltar, não tiveram a mesma adesão que os sistemas de ônibus.

As exceções foram São Paulo, Distrito Federal e Ceará, onde as gestões são estaduais. Nenhum dos metrôs geridos pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), assim como a Trensurb (Porto Alegre), aderiram ao Passe Livre porque a gestão é federal.

Veja as cidades com passe livre nesta eleição. 

 

Tags

Autor