Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

PASSE LIVRE ELEIÇÕES: dezenas de cidades irão oferecer passagem gratuita no transporte público para o segundo turno. Confira quais

Com o aval jurídico de legalidade dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (18/10), a expectativa é de que mais municípios venham a aderir à medida

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 19/10/2022 às 13:37 | Atualizado em 19/10/2022 às 13:51
A Urbana-PE informou, após a reunião fracassada, que irá pedir o julgamento do dissídio de greve ao TRT-6 para tentar reduzir o impacto da greve dos motoristas de ônibus nesta quarta (26) - FELIPE RIBEIRO/ACERVO JC IMAGEM

Quase cem cidades brasileiras - entre elas regiões metropolitanas como a do Recife - irão oferecer a passagem gratuita no transporte público durante o segundo turno das Eleições 2022, que acontece no dia 30/10. E, com o aval jurídico de legalidade dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (18/10), a expectativa é de que mais municípios venham a aderir à medida.

Até porque o número ainda é pequeno, quando comparado com a dimensão do Brasil, que tem 5.568 municípios. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) - que vem encabeçando uma campanha nacional pela adesão à gratuidade no transporte nas eleições - o movimento é nacional, mas predominantemente nos sistemas de ônibus. No primeiro turno, 64 cidades ofereceram algum tipo de gratuidade nos coletivos. E todas deverão repetir a medida.

PASSAGEM DE GRAÇA: ônibus do Grande Recife terão Passe Livre no segundo turno das Eleições 2022

PASSE LIVRE ELEIÇÕES: STF libera oferta de transporte público gratuito no segundo turno

Em alguns municípios, o Passe Livre virou lei para ser repetido em todos os turnos das futuras eleições, majoritárias (presidente da República, governador de Estado, prefeito e senador) e proporcionais (vereadores e deputados estaduais e federais).

Agora, a grande questão é saber se as mesmas cidades e, talvez outras, irão repetir a gratuidade no segundo turno, previsto para o dia 30/10 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

PASSE LIVRE NA RMR

Depois de sequer montar um esquema especial de reforço no transporte público por ônibus no primeiro turno das Eleições 2022 - transferindo apenas a frota do sábado para o domingo, o que seguiu mantendo longos intervalos para o passageiro -, o governo de Pernambuco decidiu adotar o Passe Livre.

A gratuidade das passagens dos ônibus da Região Metropolitana do Recife foi anunciada pelo Estado na segunda-feira (17/10), três dias depois de o ex-presidente Lula - candidato à Presidência da República pelo PT - fazer o apelo ao governador Paulo Câmara (PSB) e ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), durante visita à capital.

Assim, todas as linhas de ônibus em operação do STPP (Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR) irão praticar o Passe Livre. A expectativa é de que seja mantida, no domingo, a operação da frota equivalente aos dias de sábado.

Passe Livre Nas Eleições 2022 by Roberta Soares on Scribd

Assim, seriam 1.257 veículos operando 370 linhas. Na prática, são 300 ônibus a mais do que o total disponibilizado aos domingos e 1.059 a menos do que nos dias úteis, quando 2.316 coletivos estão em operação.

Entre os candidatos à Presidência da República, o cenário também é desolador - GUGA MATOS/JC IMAGEM

METRÔ DO RECIFE

Vale ressaltar que o Passe Livre do domingo 30/10 será custeado pelo governo do Estado, gestor do transporte por ônibus na RMR. E que o Metrô do Recife não está incluído na medida por ser gerido pelo governo federal. Assim, o passageiro que acessar o sistema de transporte da RMR pelo metrô irá pagar a tarifa normalmente.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS