COLUNA MOBILIDADE

‘AMORCEGANDO’ NOS ÔNIBUS: garoto de 12 anos cai de coletivo, tem perna esmagada e está em estado grave. Até quando?

Garoto estaria pendurado no coletivo, junto com outros dois meninos. Caiu e teve uma das pernas esmagadas pelo pneu do ônibus

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 04/11/2022 às 11:51 | Atualizado em 04/11/2022 às 17:49
REPRODUÇÃO
Prática tem crescido assustadoramente não só na Região Metropolitana, mas também nos principais corredores do Recife - FOTO: REPRODUÇÃO
Leitura:

Um adolescente de 12 anos teve a perna direita quase dilacerada, além de outros ferimentos, ao cair de um ônibus enquanto viajava “pendurado” no coletivo, nesta quinta-feira (3/11), no Curado II, bairro de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

O garoto está internado em estado grave no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. Outros dois adolescentes estariam com ele e, por pouco, também não se machucaram.

Testemunhas do fato e o Sindicato dos Rodoviários confirmaram que o adolescente estava “amorcegando” no ônibus, ou seja, pendurado nas portas ou janelas pelo lado de fora.

A prática vem crescendo assustadoramente no Grande Recife, assim como o “surf nos coletivos”, quando os jovens ficam no teto dos veículos em movimento. Muitos, em pé.

Ao cair do coletivo, o garoto teve a perna esmagada pelos pneus do veículo.

Segundo a diretoria do Hospital da Restauração, o adolescente teve fraturas dos membros superiores e no inferior direito, além de dilaceramento de alguns membros.

Passou por uma cirurgia na manhã desta sexta-feira (4) e está na sala de Emergência Pediátrica, grave e entubado.

Veja vídeo de 2021 sobre a prática:


SEM CONTROLE

A prática do “surf e amorcegamento nos coletivos” tem crescido assustadoramente não só na Região Metropolitana, mas também nos principais corredores do Recife. Tem sido comum ver jovens, muitos deles adolescentes como o garoto em estado grave, em grande quantidade sobre os ônibus.

Situação está tão fora de controle que chegou ao ponto de haver convocação, pelas redes sociais, para o encontro e a realização dos chamados "bondes".

Os registros nos subúrbios são mais frequentes, sem dúvida, mas a impunidade tem crescido e eles começam a praticar até mesmo em corredores viários importantes da cidade, como o Viaduto Capitão Temudo, na área central, e a Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, na Zona Sul.

REPRODUÇÃO
Flagrantes de jovens "surfando" sobre os ônibus têm sido frequentes e em áreas específicas do Grande Recife - REPRODUÇÃO

Domingos e feriados são os dias certos para se ver diversos flagrantes do “surf nos coletivos”. A prática de se pendurar nos veículos é diária.

No caso do surf, proliferam casos, inclusive com mortes:

''Surf nos ônibus'': jovem morre após cair de coletivo, no Grande Recife. Outros casos acontecerão se polícia não atuar

Imagens de jovens "surfando" em ônibus do Grande Recife viralizam e mostram o perigo a que jovens se expõem. Veja vídeos

Os operadores de transporte alegam que o problema é de segurança pública e que não conseguem evitar. Dizem, ainda, que a maioria dos praticantes o fazem por diversão, não por necessidade para não pagar a passagem.

A informação é confirmada pelos rodoviários. E com os coletivos sem os cobradores, são os motoristas que lidam com o problema. No Grande Recife, menos de 5% das linhas de ônibus ainda têm cobradores.

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) afirmou, por nota, que a Polícia Militar tem atuação constante nos corredores viários, prevenindo ocorrências como essa e atuando no combate à violência nos ônibus.

"O trabalho integrado das polícias Militar e Civil, na Força-Tarefa Coletivos, fez com que as investidas a ônibus reduzissem 28,5% em setembro de 2022, em relação ao mesmo mês de 2021, e 17,2% no acumulado do ano. Ações prosseguem, em parceria com as empresas de ônibus, no sentido de proporcionar mais segurança para trabalhadores e usuários do transporte público de passageiros".

REPRODUÇÃO
Situação está tão fora de controle que chegou ao ponto de haver convocação, pelas redes sociais, para o encontro e a realização dos chamados "bondes" - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Em março, a prática deixou um jovem ferido no Cabo de Santo Agostinho, na área Sul do Grande Recife - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Prática tem sido cada vez mais comum, como mostra esse flagrante, e precisa ser combatida - REPRODUÇÃO

 

APELO ÀS FAMÍLIAS

A Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco, divulgou nota apelando para as famílias dos jovens. Pede que os pais e responsáveis orientem os jovens sobre os riscos.

“A Urbana-PE esclarece que as suas associadas têm promovido campanhas e ações educativas e de conscientização sobre o correto procedimento de embarque e normas de segurança do transporte coletivo, incluindo ações de sensibilização sobre os riscos de pendurar-se aos ônibus. Reiteramos que a prática é ilegal e extremamente perigosa aos que praticam e a todos que fazem uso do sistema viário.

Para que esses esforços surtam efeito e fatalidades sejam evitadas, é imprescindível o apoio da população, em especial dos familiares de jovens que praticam tais atos, no sentido de orientar sobre os riscos envolvidos. Também é fundamental a atuação do poder público para coibir a prática e zelar pela segurança da população”.

Comentários

Últimas notícias