* Com informações da Agência Brasil
A mistura álcool e direção voltou a fazer vítimas no Brasil. Dessa vez, no Pará, no Norte do País. O condutor de um veículo invadiu a principal procissão católica de Santarém, na madrugada deste domingo (4/12), atropelando 16 pessoas e deixando ao menos dois mortos. A 28ª Caminhada de Fé com Maria faz parte das festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém, e percorre 37 quilômetros entre Mojuí dos Campos e Santarém.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o crime de trânsito aconteceu de 1h30, na rodovia federal BR-163, mesmo com equipes da corporação, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de órgãos municipais escoltando fiéis que participavam da procissão.
"Lamentavelmente, nas imediações do 8º Batalhão de Engenharia de Construção, o condutor de um veículo modelo Fiat Strada, com os faróis apagados, avançou contra os policiais da PRF que realizavam o controle de tráfego no local, resultando no atropelamento de 16 (dezesseis) romeiros, sendo confirmado dois mortos", informou a PRF.
Não é mais acidente de trânsito. Agora, a definição é outra nas ruas, avenidas e estradas do Brasil
Álcool e direção: passageiro poderá ser punido por crime no trânsito envolvendo motorista embriagado
O motorista ainda tentou fugir do local, sendo perseguido por viaturas das forças de segurança, que alcançaram o veículo. Os três ocupantes do carro foram presos com altos níveis de álcool constatados pelo teste de alcoolemia.
O condutor teve o resultado de 0,46 mg/l de álcool por litro de ar alveolar, configurando o crime de trânsito. Os outros dois passageiros do veículo também foram submetidos ao teste, sendo constatado a embriaguez em ambos, com resultados de 0,46 mg/l e 1,02 mg/l.
O limite previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é de 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. Os três homens foram encaminhados à delegacia Santarém, mas apenas o condutor foi atuado em flagrante pelo crime de homicídio qualificado. A informação foi confirmada ao portal g1 pelo delegado Lucivelton Ferreira.
Além da autuação em flagrante por homicídio qualificado, Sirlei Dantas de Lira (que dirigia o veíuclo) foi indiciado por embriaguez ao volante. Os outros dois ocupantes do veículo - identificados como Antônio José Costa Soares, 47 anos, e Odair José Costa Soares, 48, foram citados no inquérito como testemunhas e liberados após prestarem depoimentos à polícia.
Em audiência de custódia, a Justiça do Pará converteu a prisão em flagrante do motorista em prisão preventiva.
VEJA O DANO QUE A MISTURA ÁLCOOL E DIREÇÃO PROVOCA:
Álcool e direção: crimes de trânsito aumentaram 25% nos últimos 12 meses em Pernambuco
Álcool e direção: fiscalização insuficiente e impunidade fazem motorista beber e dirigir mais em Pernambuco
Álcool e direção: passageiro poderá ser punido por crime no trânsito envolvendo motorista embriagado
AS VÍTIMAS
Os mortos no sinistro de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda) são mãe e filho: Ângela Maria Gomes Moraes e Marcírio Mendes Moraes Neto. Segundo a PRF, as vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas pelo Serviço Atendimento Médico de Urgência (Samu) ao Posto de Saúde Municipal de Santarém. Sete pessoas ficaram feridas.
"A PRF lamenta profundamente o ocorrido e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e participantes da caminhada e esclarece que segue investigando a dinâmica do sinistro e colaborando para rigorosa elucidação dos fatos".