Donos de veículos já sabem que é extremamente necessário manter alguns cuidados com seu automóvel para, sobretudo, garantir a segurança no trânsito, bem como tentar aumentar a vida útil do carro.
Uma das partes mais importantes no quesito segurança do veículo é o sistema de freio e, por este motivo, é essencial realizar manutenções regulares neste sistema.
PARA QUE SERVE AS PASTILHAS DE FREIO?
Pastilhas de freio são componentes do sistema de frenagem do veículo. Elas são formadas por uma base de metal e uma camada de atrito, constituída de fibras sintéticas, pastículas metálicas e resinas.
Para garantir uma frenagem de qualidade, sem colocar em risco a segurança no trânsito, as pastilhas de freio devem possuir uma quantidade mínima de material.
Segundo o portal Insta Carro, dependendo do fabricante, do tipo de veículo e do tipo de material utilizado para produzir a camada de atrito, a pastilha de freio pode possuir entre 2 e 5 mm de espessura. Menor que isso, a eficiência da frenagem estará prejudicada.
Por isso, a reportagem do JC reuniu os principais sinais que mostram ao condutor que é necessário trocar as pastilhas de freio.
1. LUZ ACESA NO PAINEL INDICANDO FREIOS DESGASTADOS
Alguns modelos de carros apresentam uma luz no painel que indica o desgaste das pastilhas de freio.
Esta forma, no caso, é a mais fácil de identificar o problema.
Assim que o painel indicar o problema no sistema de freios, o dono do veículo deve substituir as pastilhas de freio desgastadas por novas.
2. DIFICULDADE PARA ACIONAR OS FREIOS DO VEÍCULO
Outro sinal que indica que as pastilhas de freio devem ser trocadas é o tempo de resposta do carro ao ter os freios acionados de forma brusca.
Este é o caso em que o condutor faz uma frenagem brusca e percebe que o carro retardou um pouco mais do que o normal para responder ao comando.
3. RUÍDO AGUDO AO ACIONAR OS FREIOS
Quando os freios são acionados e emitem um ruído alto e agudo, significa que as pastilhas de freio estão tão corroídas que o disco de freio já atingiu a parte metálica das pastilhas.
Neste momento, o condutor não pode ignorar por mais tempo e deve, o quanto antes for possível, trocar as pastilhas de freio.
4. QUILOMETRAGEM ALTA
Segundo o portal Meu Carro Novo, o desgaste das pastilhas de freio também está relacionado à quilometragem que o carro já percorreu.
Considerando que as pastilhas de freio podem aguentar de 30mil até 40 mil km, quanto maior for a quilometragem do carro, maior pode ser também a necessidade de trocá-las.
5. PEDAL DO FREIO MAIS BAIXO
Nos casos em que o condutor, ao pisar no pedal de freio, sente que ele está mais baixo que o normal, as pastilhas de freio devem ser substituídas.
Isso porque o espaço entre as pastilhas e o disco de freio aumentou com o desgaste.
COMO TROCAR AS PASTILHAS DE FREIO?
Algumas oficias de reparos em veículos são especializadas em troca de freios. Por isso, devem ser procuradas quando esta for a necessidade.