Na última segunda-feira (30), a empresa Uber confirmou que suspendeu o serviço de Uber Moto na cidade de São Paulo.
A empresa de transporte por aplicativo anunciou a medida após a prefeitura local vetar o serviço por falta de regulamentação.
Inclusive, uma declaração de Ricardo Nunes (MDB-SP), prefeito da capital paulista, na última quinta-feira (26), afirmou que a companhia sofreria sanções se desrespeitasse o decreto municipal de veto do serviço.
UBER MOTO SP: EMPRESA SE POSICIONA DIANTE DO VETO PROMOVIDO PELA PREFEITURA
De acordo com comunicado divulgado pela empresa, vão ser necessários a realização de estudos para que, desta forma, o serviço de Uber Moto seja aplicado na cidade de São Paulo:
“Entendemos que a prefeitura da cidade ainda necessita de estudos mais aprofundados, que vêm sendo conduzidos por meio de um grupo de trabalho técnico que já conta com a participação da Uber”.
“Em comum acordo, ainda que amparados em legislação federal que permite o serviço, suspendemos o Uber Moto em São Paulo enquanto continuamos trabalhando diretamente com o executivo municipal à procura de alternativas eficientes e inovadoras para a locomoção das pessoas que circulam na cidade.”
Não foi apenas a Uber que anunciou a suspensão dos seus serviços, mas outro aplicativo de transportes, 99, também anunciou a interrupção do serviço pelo mesmo motivo, após diálogo com a prefeitura.
A suspensão ocorreu após reuniões entre prefeitura e empresa em relação ao serviço de Uber Moto na cidade de São Paulo, não tendo chegado a um consenso sobre o assunto.
Lançado no dia 5 de janeiro, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Uber Moto foi vetado por ambas prefeituras.
De acordo com o prefeito de São Paulo, são necessários estudos para elaborar diretrizes segura para a implementação da ferramenta na cidade:
“Seria ilógico que uma atividade dessa, sem regulamentação, sem um plano de segurança, sem a gente saber como isso vai repercutir na questão de geração de acidentes e, consequentemente, de óbitos de pessoas, seja autorizada”, concluiu.
UBER MOTO SP: MORTES LIGADAS A MOTOCICLETAS NA CIDADE DE SÃO PAULO TEM ALTA NOS ÚLTIMOS TEMPOS
De acordo com informações divulgadas pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de São Paulo (Infosiga), em 2022, ocorreu um aumento de 18,8% de óbitos em comparação a 2021.
O quantitativo é o maior número há mais de seis anos, segundo o levantamento. Desta forma, em média, acontece um motociclista indo a óbito por dia na capital paulista.
Ainda sobre isso, uma das principais razões para o aumento acontecer foi o fim do isolamento social que aconteceu devido a Covid-19.