É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Você teria coragem de fazer uma viagem de aplicativo num veículo sem motorista? Confira - DIVULGAÇÃO
Fazer viagens de aplicativo em carros autônomos,sem motoristas, está mais próximo de virar realidade do que muita gente pensa. Principalmente para nós, brasileiros, que ainda estamos na era dos combustíveis fósseis.
Mas nos Estados Unidos isso já é realidade. É possível chamar um veículo autônomo e fazer um passeio sem um condutor. A experiência, que até lista de espera tem, está sendo oferecida pela Cruise, a empresa de carros sem motorista da General Motors.
A startup tem sede em São Francisco, na Califórnia, mas está oferecendo viagens pagas e com horários específicos desde 2022 em mais duas cidades.
VIAGENS APENAS À NOITE
As viagens, pelo menos por enquanto, são realizadas apenas à noite e de madrugada, quando o volume de tráfego diminui mais de 60% e quase zera na alta madrugada.
Em São Francisco e Austin (Texas), o horário de atendimento é das 22h às 5h30. E, em Phoenix (Arizona), está disponível das 19h às 2h.
No site oficial da Cruise, é possível ver detalhes do veículo, conferir como funciona e as ferramentas de segurança disponíveis para a viagem sem condutor. Também é possível se inscrever na lista de espera. O passageiro só acessa o aplicativo da Cruise depois que recebe um código de ativação.
As viagens, pelo menos por enquanto, são realizadas apenas à noite e de madrugada, quando o volume de tráfego diminui mais de 60% e quase zera na alta madrugada - DIVULGAÇÃO
CRESCIMENTO DA CRUISE
A empresa de tecnologia é a quinta a obter permissão das autoridades norte-americanas para realizar viagens com veículos autônomos, mas tem a General Motors como principal acionista.
Além da GM, a Cruise tem outros investidores como a japonesa Honda. A startup já vinha testando sua frota de 180 veículos autônomos em São Francisco. Mas, por questões de segurança, os carros circulavam com humanos atrás do volante.
Desde 2022, entretanto, os veículos passaram a circular vazios dia e noite, a uma velocidade de até 48 km/h.
No VÍDEO abaixo, acompanhe uma brasileira experimentando o serviço da Cruise nos EUA, e veja se você teria coragem:
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012
EDIÇÃO DO JORNAL
Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique