UBER: conheça o novo APLICATIVO de transporte criado para concorrer com o UBER, com 90% da tarifa para o motorista

Novo aplicativo não tem horário dinâmico e taxa de cancelamento para concorrer com as gigantes da mobilidade, como Uber e 99
Roberta Soares
Publicado em 09/03/2023 às 14:59
Novo aplicativo de transporte é lançado para concorrer com a Uber e 99 Foto: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA SP


Depois de impedir a entrada, pelo menos oficial, do Uber e 99 Moto na capital, a Prefeitura de São Paulo comprou, de vez e mais uma vez, a briga contra as gigantes da mobilidade urbana.

Nesta quinta-feira (9/3), a gestão municipal da maior capital do Brasil e uma das maiores do mundo, anunciou a criação de um aplicativo de transporte público e municipal para concorrer diretamente com a Uber, 99 e Indrive, por exemplo.

É o MobizapSP, que já está disponível para downloads nas lojas virtuais para celulares (sistemas iOS e Android) e, assim como os outros aplicativos, irá operar com motoristas autônomos.

As viagens, entretanto, ainda não estão disponíveis. Para que isso aconteça, será necessário aguardar que a plataforma tenha um número mínimo de 10 mil a 12 mil motoristas para entrar em funcionamento, segundo a gestão municipal.

Esta é a segunda vez em cinco anos que a prefeitura paulistana lança um aplicativo próprio para transporte individual. Em 2018, o então prefeito João Doria anunciou o SPTáxi - que também existia no Rio de Janeiro, sob o nome RioTáxi - que ainda está em operação, mas sem a adesão esperada.

TAXAS MENORES PARA MOTORISTAS PARCEIROS

A estratégia agora - sob o comando da gestão Ricardo Nunes (MDB), candidato certo à reeleição à Prefeitura de São Paulo - é de que a remuneração dos motoristas será muito maior do que a oferecida pela Uber, 99 e Indrive, por exemplo.

GUGA MATOS/JC IMAGEM - Depois de impedir a entrada, pelo menos oficial, do Uber e 99 Moto na capital, a Prefeitura de São Paulo comprou, de vez e mais uma vez, a briga contra as gigantes da mobilidade urbana

A promessa é de que a taxa de administração do MobizapSP para operar a plataforma será de 10,95%. Ou seja, o motorista irá receber 89,05% do valor pago pelo passageiro.

Nos aplicativos em operação, como Uber e 99, a taxa de administração varia entre 40% e 60%.

SEM PREÇO DINÂMICO E TAXA DE CANCELAMENTO

Outra diferença do MobizapSP é que não haverá tarifa dinâmica, notícia boa para o passageiro, que poderá pagar menos do que a média cobrada pelos outros apps nos horários de pico.

O MobizapSP também não terá taxa de cancelamento, assim como não haverá taxa mínima de remuneração dos motoristas.

UBER E 99 MOTO: as lições que o Brasil precisa aprender com a reação de SÃO PAULO e RIO DE JANEIRO ao serviço

Já a tarifa por quilômetro rodado e tempo de viagem, entretanto, deverá ser semelhante às que são cobradas pelas plataformas de transporte por aplicativo na maior parte do dia, segundo a prefeitura.

CPI DOS APLICATIVOS

A ideia de criar um novo aplicativo municipal de transporte nasceu após a CPI dos Aplicativos na Câmara Municipal de São Paulo, que tinha foco nas condições de trabalho dos motoristas.

O MobizapSP será operado pela Consulix Tecnologia, vencedora da licitação ao apresentar a menor taxa de cobrança do serviço aos motoristas que aderirem ao app. Segundo a prefeitura, o sistema será integrado à base da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), que poderá monitorar os carros do aplicativo em circulação na capital paulista.

 

TAGS
mobilidade uber aplicativo transporte
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory