Um aplicativo de transporte chamado MobizapSP será lançado pela Prefeitura de São Paulo para iOS e Android e o anúncio da novidade ocorreu nesta quinta-feira (9).
Além de ser administrado pela gestão pública, a plataforma, assim como sua concorrência Uber e 99, aceitará cadastro de motoristas autônomos.
VALOR DAS CORRIDAS NO MOBIZAPSP:
De acordo com a gestão municipal, em entrevista à CNN, a plataforma só poderá ser lançada de fato quando atingir um mínimo de 10 mil motoristas inscritos.
O Mobizapsp não pretende aplicar uma taxa por cancelamento de corrida, como fazem os concorrentes Uber e 99, além de não ter tarifa dinâmica, o que pode baratear os preços em horário de pico.
A prefeitura paulista revelou que ainda não estimou o valor da tarifa por quilômetro rodado e tempo de viagem, por isso ainda não pode dar um valor médio para as corridas.
LEIA MAIS: Veja quais são os itens mais ESQUECIDOS no Uber durante o Carnaval
No entanto, quando se trata da remuneração dos motoristas, o Mobizapsp definiu que a taxa de administração para dirigir pela plataforma será de 10,95%.
Isto é, 89,05% do valor pago pelo passageiro irá para o motorista, enquanto o restante será retido pela plataforma.
SEGURANÇA DO APLICATIVO MOBIZAPSP:
O objetivo do MobizapSP é melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade de São Paulo, além de oferecer valores mais justos tanto aos passageiros, quanto de remuneração aos motoristas.
Essa proposta foi iniciada na gestão Ricardo Nunes (MDB) e já estabeleceu algumas funções de segurança, como a captura de uma foto dos usuários e motoristas no momento do cadastro.
Além disso, está sendo avaliada a criação de um um botão de pânico no MobizapSP, capaz de acionar diretamente a Polícia Militar em caso de necessidade.