O Brasil é o segundo pior país do mundo para se dirigir. Ou seja, que tem um dos piores trânsitos mundiais. E não só sob o aspecto dos congestionamentos, mas também considerando o custo de manter um automóvel e o número de mortos que o trânsito promove - que no País ultrapassa 32 mil vítimas anuais.
O Brasil perde apenas para a Rússia, que lidera o ranking mundial.
Esse é o resultado de um estudo realizado a partir de dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico (OCDE), organização econômica intergovernamental que envolve 38 países, e do Compare The Market, site de comparação de preços do Reino Unido, fundado em 2006.
O estudo foi divulgado pela plataforma de cupons de desconto CupomValido.com.br.
E, para a elaboração do ranking, foram considerados quatro fatores: o custo de manutenção do carro em relação à renda do proprietário, o nível de congestionamento, o índice de qualidade das estradas e o índice de mortalidade no trânsito dos países.
O que mais influenciou o péssimo posicionamento do Brasil no ranking, segundo a análise, foi a baixa qualidade das estradas brasileiras (3,1 de nota de avaliação da malha rodoviária) e pelo alto nível de mortalidade no trânsito (16 mortes para cada grupo de 100 mil pessoas).
Confira a série de reportagens Mutilados - As verdadeiras vítimas do trânsito
Confira a série de reportagens Por um novo transitar
Além disso, o alto nível de congestionamento (28% dos deslocamentos no Brasil enfrentam congestionamentos) e o alto custo de manutenção em relação à renda (26% da renda é comprometida com o veículo), também foram fatores relevantes que levaram o País para a segunda posição da lista.
Segundo o estudo, a Rússia é o pior país do mundo para se dirigir. A nação possui o pior índice de qualidade das estradas (2,9) e o pior nível de congestionamento (37%) entre todos os países.
Embora o índice de mortalidade seja menor do que o do Brasil - na Rússia é de 12 mortes para cada grupo de 100 mil pessoas), é um dos mais altos. Por isso, a combinação dos três fatores faz com que o país se torne o líder do ranking.
CONFIRA a série Trânsito Travado
Os bairros do Recife onde o trânsito é mais perigoso
Trânsito é ainda pior nas periferias
Recife, mesmo com a pandemia, é a capital mais congestionada do Brasil. De novo
Em seguida no ranking dos piores países, estão: México, África do Sul e Irlanda, respectivamente.
Vítimas do trânsito
A Dinamarca é o melhor país para dirigir do mundo, segundo o mesmo comparativo. O país possui um dos menores índices de mortalidade no trânsito, apenas 3,7 para cada 100 mil habitantes. Além de possuir estradas de alta qualidade (5,5 de nota) e baixo nível de congestionamento (18%).
Os Estados Unidos, que são conhecidos historicamente pela política rodoviarista, ficaram em segundo lugar no ranking, principalmente pelo baixo nível de congestionamento (14%) e pelo baixo custo de manutenção (o menor entre todos os países).
A Holanda, Portugal e França finalizam o ranking dos cinco melhores países, respectivamente.
Confira os gráficos abaixo ou clique AQUI