ÔNIBUS: paradas de ÔNIBUS que ‘falam’ com as pessoas serão instaladas em três cidades. Confira

O alvo do projeto são as mulheres que ficam sozinhas nos pontos de ônibus, principalmente à noite
Roberta Soares
Publicado em 17/07/2023 às 15:54
Projeto ganhou prêmio em Cannes e vai virar realidade em cidades do Sudeste do País Foto: REPRODUÇÃO


Paradas de ônibus que ‘falam’ com as passageiras para, enquanto esperam o coletivo, sentirem-se mais seguras. Essa é a proposta da Eletromídia, empresa de anúncios eletrônicos que criou um totem interativo que conversa com mulheres sozinhas nos abrigos do transporte público e que ganhou o Leão de Ouro e o Leão de Bronze em Brand Experience do Festival de Cannes, na França.

Agora, a notícia é de que as paradas ‘falantes’ vão virar realidade nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, no interior de SP. A expectativa é que os primeiros cem totens previstos comecem a ser instalados ainda em agosto. Setenta ficarão em pontos de ônibus de Campinas e outros 20 na capital paulista.

Já no Rio de Janeiro, os totens interativos serão instalados no VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos). Ficarão em dez das 29 estações do sistema, onde a Eletromídia tem concessão, segundo informações do jornal O Globo e do Uol.

O funcionamento dos letreiros digitais com videochamadas é semelhante à experiência criada na campanha publicitária "Guarded bus stop" (que na tradução do inglês significa ponto de ônibus vigiado. Nela, sensores detectam quando uma mulher está sozinha nas paradas e permitem que haja uma interação entre a passageira e uma atendente através de uma videochamada em tempo real.

Conheça as paradas de ônibus que falam com os passageiros

A versão atualizada do projeto está sendo chamada de “Abrigo Amigo". Segundo explicações da Eletromídia, o mobiliário será tematizado para permitir uma via de mão dupla. Assim, quem estiver no ponto de ônibus vai conseguir acionar a tela para se comunicar com a atendente na busca por companhia.

A escolha das paradas de ônibus e estações do VLT Carioca que vão receber os totens interativos tem como base os índices de criminalidade das cidades e áreas.

MAIS CIDADES INTERESSADAS NAS PARADAS QUE ‘FALAM’ COM OS PASSAGEIROS

Além das cidades previstas para receber as paradas de ônibus que ‘falam’ com os passageiros, outros municípios brasileiros já estariam interessados no projeto. Segundo informações da Eletromídia, Porto Alegre (RS) e Salvador (BA) estão na lista, embora ainda não exista previsão para a implantação.

O "Guarded Bus Stop" funcionou durante o mês de abril em cinco pontos de ônibus na cidade de Campinas e, durante o projeto-piloto foram realizadas, em média, 150 chamadas por noite.

Transporte público do Grande Recife já tem mais de cem novas paradas de ônibus

COMO FUNCIONAM AS PARADAS QUE ‘FALAM’ COM OS PASSAGEIROS

Os "outdoors de chão" tradicionais - também chamados de MUBs - foram substituídos por uma versão mais tecnológica que, durante o dia, exibe propagandas tradicionais. E, à noite, a tela se transforma em um ponto de comunicação ao vivo.

Os MUBs são equipados com internet móvel 5G, câmera noturna Full HD, microfone e tela sensível ao toque, que permitem a interação em tempo real com os passageiros. Quando detectava que uma pessoa estava sozinha no local, o MUB exibe uma mensagem em texto: "Você precisa de companhia até o ônibus chegar?", acompanhado de um botão de "Peça Agora".

Se a companhia fosse solicitada, uma ligação de vídeo era iniciada com uma atendente da empresa. A especialista aparecia na telona e atuava como uma acompanhante digital, para que a pessoa não ficasse sozinha enquanto aguardava o ônibus. Finalizada a chamada, o aparelho voltava a exibir um anúncio normalmente.

A produção da campanha das paradas que ‘falam’ é assinada pela AlmapBBDO, mesma agência que desenvolveu a campanha de celebração dos 70 anos da Volkswagen no Brasil, que gerou muita polêmica por usar a inteligência artificial. Na peça publicitária, a cantora Elis Regina, morta há 41 anos, aparece ao lado de Maria Rita, sua filha, através do uso de inteligência artificial num dueto da música "Como nossos pais", do cantor e compositor Belchior.

TAGS
mobilidade paradas de ônibus abrigos ônibus
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory