Para o passageiro do transporte público brasileiro, que ainda sofre com coletivos desconfortáveis - muitos dos quais velhos -, horários pouco confiáveis e dificuldades de pagamento da tarifa, pode parecer uma grande utopia. Mas, enquanto sofremos com problemas básicos, a tecnologia avança no mundo e chega com tudo também ao transporte coletivo.
São Francisco, o centro da inovação tecnológica mundial, na Califórnia (EUA), e onde foi criado o Uber, acaba de lançar o ônibus sem motorista. O serviço de transporte público coletivo autônomo será gratuito e funcionará diariamente em uma rota fixa chamada Loop ao redor da Ilha do Tesouro, local de uma antiga base da Marinha dos EUA no meio da Baía de São Francisco, e onde vivem 2 mil pessoas.
A previsão é de que o Loop fará sete paradas, conectando bairros residenciais a lojas e centros comunitários. O veículo, totalmente elétrico, não possui banco do motorista nem volante, e conta com um atendente que pode dirigir o ônibus com um controlador portátil, se necessário.
O serviço de transporte está sendo oferecido como parte de um programa piloto financiado por subvenções para avaliar como os veículos autônomos podem complementar o sistema de transporte público.
“Ter o atendente a bordo faz com que todos se sintam confortáveis”, afirmou Tilly Chang, diretora executiva da Autoridade de Transporte do Condado de São Francisco, à mídia americana. “Esta é apenas uma demonstração para vermos como é e como funciona um ônibus espacial sem motorista em um ambiente de baixo volume e baixa velocidade”, disse.
VEÍCULOS AUTÔNOMOS EM TESTE
São Francisco é uma entre um número crescente de cidades em todo o mundo que estão testando a segurança e o potencial dos veículos autônomos para transformar o transporte público.
Os ônibus são operados pela Beep, uma empresa com sede em Orlando, Flórida, que executou programas piloto semelhantes em mais de uma dúzia de comunidades dos EUA, incluindo serviços no Zoológico de Miami, na Clínica Mayo e no Parque Nacional de Yellowstone.
“Esses ônibus são construídos para rotas curtas de conectividade de primeira e última milha. Eles não pretendem substituir um sistema de ônibus”, disse Shelley Caran, gerente de projetos da Beep. “O veículo autônomo terá um tempo de reação melhor que um humano e oferecerá um serviço mais confiável porque não se distrairá.”
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O ônibus é quadrado e pode acomodar até 10 passageiros. A operação será diária, das 9h às 18h, com intervalos de 20 minutos. O projeto piloto de ônibus autônomo foi lançado depois que a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia votou para permitir que duas empresas rivais de robotáxi, Cruise e Waymo, oferecessem serviço de passageiros 24 horas por dia em São Francisco.
A aprovação ocorreu apesar das reclamações generalizadas de que os táxis sem motorista fazem paradas inesperadas, causam congestionamentos no trânsito e bloqueiam veículos de emergência.